segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ana Paula Nogueira

 
Cineasta, produtora, captadora e organizadora de festivais na empresa SJ 23 Filmes e Produções.
 
O que te faz aceitar participar de produções em curta-metragem?
Porque são formas de conseguir transformar mais rápido uma ideia num filme de verdade, até por conta dos custos. Também porque muitas histórias podem ser contadas em apenas quinze minutos de imagem.
 
Conte sobre a sua experiência em trabalhar em produções em curta-metragem.
Sou formada em jornalismo, trabalhei em redação durante alguns anos e sempre gostei de documentários, até que resolvi fazer uma pós-graduação no assunto. Como projeto de final de curso, tinha uma proposta de curta, sobre o sambista João Nogueira, mas acabei transformando o curta em um longa. Esse é um dos problemas dos principiantes, com as câmeras digitais - e o barateamento de alguns custos acabamos por ter material demais e transformar curtas em longas. Mas foi só um projeto de final de curso e não tenho nem os direitos das músicas e das imagens de arquivo, por isso ficou engavetado. Daí, parti para os curtas, já que a coisa começava a ficar mais profissional e precisava realmente ter uma equipe mais estruturada e todos os direitos, para que eles pudessem ser exibidos.
 
Por que os curtas não têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Também não entendo, pois temos curtas maravilhosos. É uma burrice e uma falta, a meu ver, de apoio, dos órgãos competentes. Apesar de ser contra a ideia de medidas ditatoriais, acho que deveríamos ter uma lei, na qual os cinemas fossem obrigados a passar um curta antes dos longas - muito melhor do que ver publicidade. Uma vez eles sendo exibidos, fica mais fácil conseguir espaço na mídia.
 
Na sua opinião, como deveria ser a exibição dos curtas para atingir mais público?
Como falei anteriormente, acho que os cinemas deveriam passar os curtas antes de exibir os longas. As TVs também deveriam passar mais curtas, criar até séries semanais divididas por temas. Acho que teríamos grande público. Sem falar nas escolas. Os curtas poderiam fazer parte do programa de educação. Por serem curtas, são de mais fácil assimilação e aos poucos íamos criando público de qualidade para nosso cinema de longas.
 
O curta-metragem para um profissional (seja ele da atuação, direção ou produção) é o grande campo de liberdade para experimentação?
Acredito que sim, até porque a maioria deles é feito com pouco orçamento, que, se por um lado pode limitar a parte técnica, por outro exige mais da criatividade e da experimentação.
 
O curta-metragem é um trampolim para fazer um longa?
Sim, mas por que não um cineasta de curtas? Já pensaram nisso? O curta poderia ser uma marca, como o documentário é para alguns.
 
Qual é a receita para vencer no audiovisual brasileiro?
Uma boa ideia na cabeça, uma câmera na mão e - infelizmente – um pouco de dinheiro. Por mais que as câmeras digitais tenham barateado os custos, ainda é preciso dinheiro (não falo em milhões) para que tenhamos algo de qualidade para as telonas.
 
Pensa em dirigir um curta futuramente?
Sim, na verdade, tenho que editar dois que estão parados: um sobre mestres-salas e outro sobre o casamento gay. E tenho um pronto, que passou por festivais e cujo trailer está no youtube. Se chama ‘As últimas putas de Paris’, sobre o fechamento do Hotel Paris (http://www.youtube.com/watch?v=lNtYCeP03kg), um dos puteiros mais emblemáticos do Rio ( Sem falar nas várias ideias. Um cineasta têm mais ideias do que qualquer sonhador!!!!