sábado, 3 de janeiro de 2015

Coluna da Marta Paret


UM HORIZONTE NA CULTURA.

Início do ano, primeiro de janeiro, não consigo pensar em coisas muito diferentes do que planos, desejos e sonhos para o ano que começa...

Fechei 2014 com uma boa notícia: Juca Ferreira foi confirmado ministro da Cultura. De 2003 a 2010, ele e Gilberto Gil conseguiram um lindo feito, colocando a cultura na ordem o dia. Nunca o Ministério da Cultura havia ocupado um lugar de destaque como ocorreu nas referidas gestões. E o reflexo deste prestígio se deu no orçamento da pasta, o maior que tivemos até hoje.

Agora posso sonhar até com a PEC 150 na prática! Ela prevê o repasse anual para a cultura de 2% do orçamento federal, 1,5% do orçamento dos estados e do Distrito Federal, e 1% do orçamento dos municípios, de receitas resultantes de impostos. É claro que a proposta de emenda à Constituição (PEC) depende diretamente do Congresso, onde tramita há mais de dez anos. Mas, com vontade política, e um Ministro comprometido, penso ser possível a sua aprovação. Aliás, penso mais sobre o assunto: vivendo numa democracia, sugiro também a nossa mobilização para pressionar o Legislativo.

Não podemos mais continuar achando natural contar com um orçamento tão baixo (o orçamento do MinC só não é menor do que o do Ministério da Pesca), quando a cultura deveria ser tratada levando em consideração a participação em 7%, aproximadamente, do PIB, devido à sua importância fundamental na formação da sociedade brasileira.

Sem medo dos clichês: Vamos à luta! Feliz ano!"   

Marta Paret, é atriz.