Atriz. Integrante da
Cia.
Paidéia de Teatro.
O que te
faz aceitar participar de produções em curta-metragem?
Uma boa
proposta artística, um roteiro ou conceito no qual eu acredite artisticamente.
Conte
sobre a sua experiência em trabalhar em produções em curta-metragem.
Nunca
cheguei a concluir nenhum trabalho. Gosto muito de filme, mas me dedico ao
teatro. Por destino as vezes que comecei a me envolver com curtas por um motivo
ou por outro os projetos não foram pra frente. Ainda estou à espera da minha estreia.
Por que
os curtas não têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Acredito
que os curtas ainda tenham que conquistar seu espaço na mídia. Ainda somos
bastante quadrados, muitas formas de arte não tem espaço, por exemplo o teatro
infantil, as artes de rua, performances, até os documentários ainda estão na
luta por um espaço. Já estamos no caminho, com a internet, a divulgação dessas
artes que ficaram mais marginalizadas se tornou mais fácil.
Mas o
caminho é longo.
Na sua
opinião, como deveria ser a exibição dos curtas para atingir mais público?
Esses
festivais de curtas chamam muito a atenção. Acho que, pelo menos nas cidades
grandes, as pessoas não saem de casa para ver um filme curto, ainda que ele
seja intenso e maravilhoso, a relação com o tempo de duração ainda é muito
forte. Por isso acho que para serem exibidos para o público, devem estar
atrelados a outro evento: outros curtas, um show... Ou até mesmo invadirem
espaços cotidianos, em vez de passar TV nas salas de espera, no ônibus, enfim,
tem tanta TV ligada o tempo todo por aí... seria lindo se a programação delas
fossem curtas bem feitos.
O
curta-metragem para um profissional (seja ele da atuação, direção ou produção)
é o grande campo de liberdade para experimentação?
Não. Não
acredito nisso não. Um trabalho artístico pode ser experimental ou não,
independente da forma. Acho até perigoso esse conceito. Claro que um trabalho
ruim, quanto mais curto melhor, rs... mas ninguém tem a intenção de lançar
coisa ruim, não é?
O
curta-metragem é um trampolim para fazer um longa?
Talvez
sim. Um filme requer muitos recursos, a produção de um curta deve exigir tanta
expressão e seriedade artística quanto um longa, mas pode custar menos e servir
de demonstração de um trabalho profissional (em qualquer das áreas envolvidas)
Qual é a
receita para vencer no audiovisual brasileiro?
Não sei.
Hahahahaha... tem receita para vencer em alguma coisa? Seriedade, integridade,
vocação e sorte. Talvez seja essa a receita.
Pensa em
dirigir um curta futuramente?
Dirigir? Hmmmm... não. Não penso, mas posso pensar.