Nonato
Estrela
Diretor de fotografia
Você
trabalhou com Os Trapalhões em
cinco filmes. Como e por quem recebeu o convite para trabalhar nesses filmes?
Como foi a experiência?
Recebi
o convite do diretor de fotografia Jorge Monclar. Eu era assistente de
fotografía
Que
representava, naquele período, trabalhar em um filme com Os Trapalhões, que
eram certeza de sucesso de bilheteria?
Um
bom mercado de trabalho se apresentava. Além de ser muito divertido trabalhar com
eles.
Como
foi o seu contato com o quarteto (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias)?
Eles
me receberam muito bem, sempre com brincadeiras. O ambiente era ótimo. Afinal,
eles faziam humor. Então, não tinha lugar para bode!
Como
surgiram os outros convites para trabalhar com o quarteto?
A
amizade foi se fortalecendo... e junto a confiança. Os convites foram se
apresentando.
Quais
as suas recordações desses trabalhos?
As
melhores recordações possíveis. Eles eram meus heróis de infância. Muito
agradável.
Em
cinco produções com Os Trapalhões,
você trabalhou com três diretores diferentes. Fato raro, não?
Acho
que não. Como Os Trapalhões já
me conheciam, ficou tudo mais fácil!
Em
Os Fantasmas Trapalhões,
o quarteto reeditou uma parceria de sucesso com o cineasta J. B.Tanko. Quais as
lembranças de trabalho com esse diretor?
As
melhores possíveis.
Esse
filme foi o último de Tanko com Os
Trapalhões. Como era a sintonia do quarteto com o
diretor? Eles eram antes de tudo amigos?
Você
perguntou e já respondeu: eles eram super amigos... Eu só assisti o que está consumado:
amizade, amizade e amizade.
Os Fantasmas Trapalhões marcou
certas rupturas na produção cinematográfica do quarteto. Em primeiro lugar, as
filmagens passaram a ser feitas, em sua maioria, em um universo fechado, ou
seja, em estúdio. Cenários e figurinos pré-fabricados se tornaram mais
presentes, facilitando a produção. Isso foi proposital?
O
Renato estava ficando cansado de tantas viagens. Afinal, eles faziam televisão também.
Estúdio era mais confortável e perto de casa.
Os Trapalhões tinham
também outra proposta: inserir diversas atrações midiáticas do momento, com a
intenção de atrair para as salas de cinema o maior número possível de
espectadores dos mais diferentes gostos e faixas etárias. Por esse motivo,
tornou-se frequente a presença de personalidades da televisão, como, por
exemplo, o grupo Dominó e Gugu Liberato. Isso era o melhor a fazer, pensando na
visão de um exigente e diversificado público infanto-juvenil?
Eles
queriam pegar outros públicos, e Gugu e tudo mais era uma nova chance de
aumentar o público.
Quem
era o maior comediante do grupo?
O
melhor comediante do grupo dependia da piada. Todos eram bons.
Renato
Aragão tem fama de ser perfeccionista. Isso procede? Ele acompanha tudo?
Renato
é perfeccionista em tudo. Nos filmes também!
A Princesa Xuxa e Os Trapalhões teve
inspiração em Star Wars?
Claro
que sim. Todo filme tinha algum conceito ...
Por
que, na sua visão, os críticos e a Academia rejeitam os filmes produzidos e estrelados
pelos Trapalhões?
Críticos
rejeitavam porque eram filmes comerciais, críticos não gostam de bilheteria.
Como
classifica o cinema feito pelos Trapalhões?
Classifico
os filmes deles como uma boa diversão e acabaram sendo considerados cult... Eles eram ótimos,
inventaram personagens genuinamente brasileiros.
Gostaria
que contasse alguma curiosidade ou fato que tenha presenciado como testemunha
ocular.
Renato
proibiu Mussum de beber no set.
Então, Mussum botava sempre alguma coisa na coca-cola, com a cooperação do
camareiro. E bebia feliz, e ninguém se chateava...