Professora.
Atual secretária
de Cidadania e Diversidade Cultural do
governo Dilma Rousseff.
Qual é a
importância história do curta-metragem na filmografia nacional?
Eu acho que temos que tirar o curta-metragem do
gueto no cinema, ele é fundamental, não como metragem, ele é um espaço de
inteligência e experimentação. Não tenho a menor dúvida que ele faz parte da
nossa historiografia. A questão da minutagem não é a característica mais
importante do curta, o tempo é só uma divisão, mas independente, a questão é se
faz diferença ou não. A metragem é arbitrária, nas novas mídias isso não faz
diferença. O curta não é gênero, é uma circunstância.
Por que os curtas não têm espaço em críticas de
jornais e atenção da mídia em geral?
A mídia
não dá espaço para ninguém, é um problema cultural. Não se fala de peças
experimentais, de pessoas bacanas que estão na música. Mas hoje isso não faz a
menor diferença (há um tempo atrás faria), as outras mídias suprem essa
carência nas grandes mídias, as tradicionais. O curta encontrou um lugar de
análise nas mídias digitais.
Na sua opinião, como deveria ser a exibição dos
curtas para atingir mais público?
Eu acho
que a solução não é a sala de cinema, o público não vai ao cinema. Tem que
assistir em plataformas alternativas. O curta tem que demandar políticas de
exibição nas novas redes.
O curta-metragem para um profissional (seja ele da
atuação, direção ou produção) é o grande campo de liberdade para
experimentação?
Sem
dúvida. Hoje tem a possibilidade de uma pessoa que nunca fez cinema se
expressar. É a produção da multidão, é o momento mais propicio de liberdade, de
experimentar. Não precisa de escola para se formar. A liberdade é a base de
tudo.
O curta-metragem é um trampolim para fazer um
longa?
Não, acho
que não tem nada a ver. Eu nunca vi isso. O curta tem autonomia em si. O curta
está se disseminando entre as pessoas. No cineasta mais padrão isso existe, o
cineasta do mainstream fazem isso. Hoje, em termos
quantitativos o curta supera o longa e mais para a frente passará o
longa-metragem em termos qualitativos.
Pensa em dirigir um curta futuramente?
Olha, enfim, eu faço experiência de vídeo e imagens mais
frequentes. Realizar isso está no horizonte pessoal de qualquer pessoa hoje.
Dentro desse horizonte eu penso sim.