Sérgio
Chaves
Contrarregra
Como
surgiu o convite para trabalhar com Os
Trapalhões?
O
convite surgiu através da diretora de arte Yurika Yamasaki.
Antes
de iniciar essa parceria profissional com Os Trapalhões, você
já acompanhava os seus filmes?
Sim.
Você
trabalhou como contrarregra nos filmes dos Trapalhões. Como era o
seu trabalho com o quarteto?
O
meu trabalho com o quarteto sempre foi muito profissional. Eu buscava ser sempre
objetivo e leal a eles.
A
função de contrarregra é geralmente subestimada. Gostaria que falasse a
respeito desse trabalho. Qual é a importância dele na engrenagem de um filme?
Não
consigo ver um filme sem um contrarregra. Ele é essencial dentro de um set de filmagem. Além de
saber lidar com o cotidiano do set,
ele também passa a ser um
assistente de direção de arte.
Quais
as suas principais recordações dos bastidores de filmagens com Os Trapalhões?
Lembro
bem que eu me dava muito bem com o quarteto, principalmente com o Mussum. Ele
sempre estava de bom humor e era o que mais brincava nos bastidores.
Em
quantos filmes vocês trabalharam juntos?
Quatro
longas-metragens: O Casamento dos Trapalhões,
Os Heróis Trapalhões e
os outros dois em seguida.
Renato
Aragão, Dedé, Mussum e Zacarias tinham como característica a irreverência. Até
nos bastidores das filmagens, eles brincavam muito. Isso procede?
Na
minha opinião, os mais engraçados do quarteto eram o Mussum e o Zacarias, pois
sempre mostravam o bom humor dentro e fora do set
de filmagem.
Como
era o seu contato com o quarteto (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias)? Que representava,
naquele período, trabalhar num filme dos Trapalhões, que eram certeza
de sucesso de bilheteria?
Meu
contato era sempre o mais profissional possível. Mas, naquele momento, estar
fazendo um filme com Os Trapalhões era
muito gratificante, diante das circunstâncias; e fazer parte desse sucesso foi
muito importante para minha carreira.
Renato
Aragão tem fama de ser perfeccionista. Isso procede? Ele acompanha tudo?
Que
eu me lembre, ele dificilmente conferia alguma coisa dentro do set, pois sempre estava
muito ocupado e com o tempo muito apertado.
Por
que, na sua visão, os críticos e a Academia rejeitam os filmes produzidos e estrelados
pelos Trapalhões?
Na
minha visão, naquele momento não era satisfatório produzir um filme de Comédia
para os críticos e para a Academia, que buscavam sempre um filme mais
rebuscado. Se hoje em dia os nossos filmes de Comédia estão na moda e são
certamente sucessos nas bilheterias de todo o território brasileiro, devemos isso
aos Trapalhões.