Ator, autor, diretor e educador de teatro. Um dos nomes mais
importantes do teatro brasileiro.
O que te faz aceitar
participar de produções em curta-metragem?
A ideia e o
pensamento. Costumo ler muitos roteiros pobres de idéias e sem nenhuma
tentativa de inovação na linguagem. é importante que os novos cineastas tenham
uma identidade cultural com alguma coisa, com algum cinema, de algum país,
autor ou pensamento... não basta fazer a faculdade e aprender como filmar
as coisas, acho mais importante aprender que coisas filmar.
Por que os curtas não têm espaço em
críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Querido, espaço em
jornal é guerra de superpotência o que indica a pobreza também desse meio. Porque,
principalmente em cinema, o dinheiro investido é muito grande e o lobby maior
ainda. é uma conjunção de fatores e são necessárias pequenas ações
discordantes. Falo em provocação, boicote.
Na sua opinião, como deveria ser a
exibição dos curtas para atingir mais público?
Não sendo obrigado
como na época da ditadura faziam com Primo Carbonari. Seria necessária a
criação de mais festivais e espaço, mas isso não se consegue individualmente. É
preciso empenhar o poder público, se organizar e lutar.
É possível ser um cineasta só de curta-metragem?
Vemos que o curta é sempre um trampolim para fazer um longa...
Na minha modesta
opinião, não. Se você tem histórias pra contar, vai querer um formato maior
para viabiliza-la.
O curta-metragem é marginalizado entre
os próprios cineastas?
Não acredito. Não
acho que que seja um trampolim, acho um estágio, uma passagem que a maioria dos
cineastas famosos já passou.
Pensa em dirigir um curta futuramente?
Minha praia é o teatro, é onde minhas histórias são
melhor contadas. É claro que nada está fechado, se aparecer uma boa
oportunidade, por que não?