José
Geraldo Couto
Crítico de cinema
Por
que os críticos e a Academia rejeitam os filmes produzidos e estrelados pelos Trapalhões?
Não
sei se é possível generalizar assim. Não são todos “os críticos” que
rejeitam; e imagino que, dentro da Academia, existam pesquisadores e
professores interessados nessa produção. Mas, se a tendência predominante é de
rejeição, penso que tem a ver com uma antiga hierarquização das artes, e do
cinema em particular, em “alta cultura”
e “baixa cultura”.
Os Trapalhões,
nessa hierarquização equivocada e anacrônica, seria considerado “baixa cultura”,
entretenimento raso, barato, popularesco. Claro que discordo dessa perspectiva.
Como
classifica o cinema feito pelos Trapalhões?
A
meu ver, é diversão popular bastante eficiente e, em muitos momentos,
tremendamente imaginativa. De certa forma, é herdeiro da Chanchada e dos filmes
do Mazzaropi. Herdou das duas vertentes o pendor paródico, uma leitura crítica
do mundo a partir do homem do povo, oscilando entre a ingenuidade e a
malandragem. É um humor profundamente brasileiro, nos três casos, com um “ouvido” atento à fala
popular.
Podemos
considerar Renato Aragão um dos maiores e melhores produtores de cinema do
país?
Acho
que depende do critério. No que diz respeito à realização de filmes de sucesso,
sim, sem dúvida.
Os Trapalhões sempre
“brincaram”
em parodiar filmes e clássicos estrangeiros de sucesso para o cinema. Que pensa
a respeito dessa linha que eles seguiram?
Penso
que é uma de suas grandes qualidades e tem a ver com o que eu disse na segunda
resposta. É um ponto em comum com a Chanchada. Essa sem-cerimônia com que
relemos e/ou deglutimos elementos da cultura estrangeira é um traço fecundo da
nossa cultura, a meu ver.
Ariano
Suassuna disse que o filme Os
Trapalhões no Auto da Compadecida era a
melhor adaptação já feita da sua obra. Esse filme Renato disse que fez para os
críticos o aplaudirem. Que acha?
Acho
que os dois têm razão, de certa forma. O filme desenvolve, ou melhor, realiza
plenamente o potencial extremamente popular, circense, que havia no texto
original. Ao mesmo tempo, por ser uma adaptação de obra literária respeitada,
deu um certo aval intelectual ao grupo.
Quais
foram os melhores momentos dos Trapalhões
no cinema? Os melhores filmes?
Não
vi todos, de modo que fica difícil responder. Os que mais me agradaram foram Os Trapalhões no Auto da Compadecida e
Os Saltimbancos Trapalhões.
Quais
foram os piores momentos dos Trapalhões
no cinema? Os piores filmes?
Talvez
tenham sido os últimos, nos quais eles contracenaram com Xuxa, Angélica,
Gugu... e tiveram que buscar uma solução de compromisso com a lógica de marketing dessas
outras estrelas televisivas.
Os Trapalhões sempre
se utilizaram de alguns recursos para angariar plateia que ia além do carisma
do grupo, como atores famosos, grupos musicais famosos (Dominó, Trem da Alegria
etc.) e artistas com forte apelo popular (Xuxa, Gugu etc.). Que acha dessa
estratégia?
Como
eu disse na resposta anterior, o problema é ter que submeter, ao menos parcialmente,
o humor do grupo à lógica promocional desses outros astros e estrelas, que a
meu ver estavam muito aquém ou muito abaixo do talento deles, sobretudo de
Renato Aragão, que na minha opinião é um dos grandes comediantes que o Brasil
já teve.