Priscilla Herrerias é atriz. Seus últimos
trabalhos incluem a peça "Réquiem", texto de Hanoch Levin, com
direção de Francisco Medeiros e "A florista do outro lado da praça",
curta-metragem de Guga Caldas.
O que te faz aceitar
participar de produções em curta-metragem?
Um roteiro interessante,
uma equipe bacana e disposta.
Por que os curtas não
têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Essa é uma boa pergunta…
Acho que a mídia em geral está mais interessada em dar estrelas aos blockbusters
e obras de cineastas mais consagrados. E talvez porque infelizmente não
haja sessões regulares de curtas.
Na sua opinião, como
deveria ser a exibição dos curtas para atingir mais público?
Acho que seria muito
bacana a exibição de curtas antes de longas, por exemplo. Acho que o grande
público não tem nem ideia do quanto se produz e nem da qualidade dos trabalhos.
E também uma programação regular de sessões de curtas. E a internet, claro!
É possível ser um
cineasta só de curta-metragem? Vemos que o curta é sempre um trampolim para
fazer um longa...
Eu acredito que sim.
Penso que são formatos diferentes, cada um com suas dificuldades e desafios
próprios. Me lembrei de A. Tchékhov, grande escritor russo, que revolucionou o
teatro e o conto a partir de fins do século XIX. Apesar de reconhecido em sua
época, foi muitas vezes tomado como um escritor “menor”, de “ fôlego curto”,
quando comparado aos grandes romancistas do período. Para ele a brevidade era
irmã do talento e ele nunca escreveu um romance…
É claro que muitos
cineastas começaram com curtas e depois rumaram para longas, não acho que isso
seja um problema. Mas acho que não dá pra menosprezar nenhum formato…
O curta-metragem é
marginalizado entre os próprios cineastas?
Eu acho que não, as
pessoas sabem da diferença dos formatos…
Claro que as condições
de produção e orçamento são bem diferentes e isso de alguma maneira pode
indicar uma certa "hierarquia". Mas acho que felizmente a gente tem
visto cada vez mais bons trabalhos com baixos orçamentos - e isso em relação a
curtas e longas.
Pensa em dirigir um
curta futuramente?
Sim!