Formada em Artes Cênicas pelo Teatro-Escola Célia Helena, Einat
Falbel trabalhou sete anos no Grupo TAPA, participando das montagens
"Vestido de Noiva"” (direção Eduardo Tolentino de Araújo), "Casa
de Orates"”(direção de Brian Penido) e "Morte e Vida Severina"”(Silnei
Siqueira). Na Companhia do Feijão atuou nas peças "Ó da Viagem Movido a
Feijão"”e "Antigo 1850"”(direção de Pedro Pires) e "Crime e
Castigo"”(coordenação Antônio Araújo, Luís Alberto de Abreu e Lucienne
Guedes). Seu trabalho para o cinema inclui os filmes “"O Ano em que Meus
Pais Saíram de Férias" (direção de Cao Hambúrguer) e "Lula, o Filho
do Brasil"”(direção de Fabio Barreto).
O que
te faz aceitar participar de produções em curta-metragem?
Acho que o mesmo estímulo que
desperta meu interesse num texto de Teatro, se há um bom argumento, um bom
roteiro, uma história bacana...atores sempre tem gana de experimentar outras
linguagens, participar de um curta é um exercício que um dia pode desembocar
num longa... e por aí vai... acho que todo ator sonha com um papel incrível num
filme, participar de um curta- metragem é fazer Cinema.
Por que os curtas não
têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Imagino que seja pela falta de apelo
comercial, ou talvez pela falta dessa tradição, não sei responder porque o que
sei é que todo mundo que está se formando na escola de Cinema, filma Curtas,
que quase sempre tem pouca verba, normalmente recém formados nos chamam pra
fazer seus filmes, e eu acho que agente faz porque acreditamos que esse
diretor iniciante hoje pode ser o "Walter Salles "amanhã e quem sabe
lembrar da gente... rsrs. Por outro lado tem gente que é bem experiente,
tenho um amigo por exemplo que faz curtas muito bons o Sung Sfai, ele é um
expert!
É preciso ser muito competente, pra
contar muito em pouco tempo e ainda assim ser interessante, é uma
especialidade! Mas a maioria das
pessoas não sabe disso, não é?
É possível ser um
cineasta só de curta-metragem? Vemos que o curta é sempre um trampolim para
fazer um longa...
Bom,
tudo é possível, mas fico pensando que todo diretor apaixonado por filmar
curtas, deve
ter aquele projeto guardado a sete chaves para um ser um
longa um dia...
O curta-metragem é
marginalizado entre os próprios cineastas?
Nossa não faço a menor idéia...acho que sim, somos todos
muito preconceituosos no final das contas...deve ter de tudo, como há aquela
eterna discussão sobre o valor da Comédia em detrimento da Tragédia, do
Drama. Tenho notado Diretores renomados que investirem, produzirem filmes
de baixo orçamento, Curtas, novos ou jovens diretores, montadores e etc...
estou enganada?
Pensa em dirigir um
curta futuramente?
Pô,
adoraria! Mas acho que eu teria que estudar e aprender MUITO antes de me
aventurar a ser uma diretora de Cinema, quero mesmo é atuar!
Então parafraseando um amigo meu: Beijo me
indica!