Atriz.
Atuou nos filmes ‘Giovonni Improtta’ e ‘Podecrer!’.
O que te faz aceitar participar de produções em curta-metragem?
O roteiro tem que ser
bom em primeiro lugar e tem que haver alguma identificação com o argumento, a
ideia do diretor e a personagem. Nas minhas experiências em curta sempre tive
muito diálogo com o diretor. Felizmente participei de trabalhos muito focados
no sentido de pesquisa ou experimentação através da linguagem do cinema, onde
desenvolvíamos processo de ensaios e laboratórios antes de chegar ao set. Em
"Das Dores"(2007) curta-metragem de Gabriel Tupinambá, a ideia era
coreografar a relação de dois amantes perdidos em um posto de gasolina
abandonada ao amanhecer. E para complicar mais tínhamos um metrônomo no alto
falante marcando o tempo de uma valsa, 3/4. Cada impulso, respiração ou
intenção deveria acompanhar a batida.
Por
que os curtas não têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em
geral?
Não faço a menor ideia. Acho que deveria haver mais
espaço para os curtas. Eu como espectadora tenho dificuldade de saber onde
encontrá-los. Acho que deveria ter algum site especializado em curtas-metragens
de todo o mundo. Que disponibilizassem o filme, não apenas informações sobre o
mesmo. Muitas vezes lia sobre algum diretor premiado, sobre algum curta que me
despertava o interesse e não sabia por onde começar a procura ( além do Youtube!)
Gosto muito dos festivais de cinema e foi lá que vi alguns filmes que me
impressionaram positivamente.
É possível ser um
cineasta só de curta-metragem? Vemos que o curta é sempre um trampolim para
fazer um longa...
Acho que o curta é um formato de linguagem. Uma
forma sucinta e artística de comunicação. Como um poema ou uma crônica e o
longa um romance, pela riqueza de detalhes e o desenvolvimento da trama. Acho
que um diretor de verdade sabe apreciar as qualidade de ambas as formas de se
fazer cinema. Tem histórias que merecem mais tempo para serem contadas e outras
que funcionam de forma econômica.
O
curta-metragem é marginalizado entre os próprios cineastas?
Não saberia responder isso já que não sou cineasta,
mas como admiradora do cinema posso dizer que acho o mercado de distribuição e
divulgação de curtas pouco eficiente...
Pensa
em dirigir um curta futuramente?
Curso direção teatral no UFRJ, tenho vontade de me
aventurar como diretora mais vezes no teatro e quem sabe no cinema também? Me
faltam a parte técnica e o olhar da cinematografia em cinema. Eu teria que
estudar muito e me cercar de pessoas brilhantes na equipe técnica. Mas a parte
de contar uma história através de imagens e som é o que mais me instiga.