Atriz. Presença constante nos palcos de teatro.
O que te faz aceitar participar de produções em curta-metragem?
A maioria das produções de curta que trabalhei foi a convite de alguém da
produção ou envolvida com o trabalho. Os que eu fui fazer o teste fui atraída
pelo roteiro. De qualquer maneira, em ambos os casos, o que me fez - e faz -
aceitar é a aproximação que posso ter com a linguagem, de desenvolver um
trabalho artístico com o qual me identifico!
Conte
sobre a sua experiência em trabalhar em produções em curta-metragem.
Não tenho uma vasta experiência mas os que eu trabalhei se aproximavam muito do
teatro, no que diz respeito ao trabalho em equipe e na vontade de que ficasse
tudo bem feito. Havia esse tipo de paixão e de proximidade ! Tive a alegria de
trabalhar com pessoas que lidavam bem com imprevistos, que pode acontecer
quando se trata de uma externa, por exemplo e de incluir algo que num primeiro
momento poderia ser visto como erro e que se transforma em algo bacana. Essa
maneira de lidar se aproxima também com a maneira de alguns trabalhos teatrais.
Mas, é claro, que essa abertura é específica das pessoas com quem trabalhei!!
Por que
os curtas não têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Olha, não sei o porquê! Talvez haja alguma questão de dinheiro envolvida... Não
sei se interessa para as grandes empresas, se dá o tal "retorno" que
muitas vezes impedem lindos trabalhos de serem vistos por mais pessoas. Isso se
dá muitas vezes na música e no teatro também. Talvez seja por aí...
Na sua
opinião, como deveria ser a exibição dos curtas para atingir mais público?
Já assisti alguns curtas em festivais ou em projetos específicos, como , por
exemplo, no Espaço Itaú Cultural, Cine SESC. As salas não estavam tão cheias,
muito provavelmente por conta dessa falta de espaço na mídia, colocada na outra
questão. Acredito que se houver mais projetos contínuos, se consiga formar um
público maior.
O
curta-metragem para um profissional (seja ele da atuação, direção ou produção)
é o grande campo de liberdade para experimentação?
Acredito que a tentativa de liberdade de experimentação é buscada em todas as
áreas de trabalho artístico! No teatro, nos longas, nos curtas, na música... Se
pensarmos que é mais caro produzir um longa, talvez sim. Acho que a grande
questão de driblar e lidar com as tais “necessidades" de mercado,
patrocinadores e tudo o mais, é mais específica de produções maiores que vão
precisar de um suporte financeiro maior e claro, terão uma pressão também
maior!
O
curta-metragem é um trampolim para fazer um longa?
Não acredito que as coisas se deem dessa forma.
Qual é a
receita para vencer no audiovisual brasileiro?
Poxa! Realmente essa não vou saber te responder! Receita, talvez só as de bolo
funcionem! Rs
Pensa em
dirigir um curta futuramente?
Já tive algumas ideias de roteiros com
alguns amigos, que por hora, estão engavetadas! Quem sabe um dia?!