Ari cursou cinema na
Universidade de Brasília. Em 1971, ameaçado pelo artigo 477 da Lei de Segurança
Nacional, partiu para a Suécia. De Estocolmo foi para Paris, onde, à partir de
1975, continuou sua formação em cinema na Nouvelle Sorbonne. Seu primeiro
curta, ‘Martinho da Vila Paris 1977’,
capta a passagem do sambista carioca por Paris. No Brasil, realizou mais três
filmes: ‘O rito de Ismael Ivo’ (2003),
retrato biográfico do bailarino negro; ‘O
moleque’ (2005), ficção baseada num conto do escritor Lima Barreto; e ‘Pacaembu, terras alagadas’ (2006),
documentário sobre o bairro paulistano. Reconhecido ativista da comunidade
negra, Ari Candido coordenou o Projeto Zumbi e foi um dos idealizadores do Dogma Feijoada – movimento
cinematográfico disposto a questionar os estereótipos e o modelo perverso de
representação do negro veiculados pelo cinema e pela TV.
Qual é a importância
histórica que o curta-metragem tem no cinema brasileiro?
Enorme. Vamos tentar medi-la?Só pra ser mais recente
em 1978 a Resolução 52 da Concine votou (mas o que valeria o voto ainda na
Ditadura de 78 não é mesmo?)de que o curta-metragem deveria
acompanhar um longa nas salas comerciais...Quem cumpriu??Alguns exibidores ao
pé da letra até sim,só que apenas para "cumprir e encher linguiça" a recomendação
do Concine! Na redemocratização do País então que vem junto com a ANistia
de 79 em diante ...a coisa esfarelou-se no pó da esteira do Brasil - que tava
certo em seu bojo e anseio popular- primeiro DEMOCRACIA E DEPOIS ESSES ITENS
CORRELATOS DELA VIRIAM PER SI SÓ!!! Que nada...estamos em 2010 findando e
batemos na mesma tecla...porque não foi comtemplada e nem levada a ferro e fogo
tanto pelos órgãos governamentais,paralelos,sindicais e mesmo pelos cineastas
em si!!Verdade seja dita né?
Mas uma coisa mudou....alguns nem aperceberam-se
disso...E olha que não vou botar a culpa no"povo"telespectador não?!O
curta-metragem brotou de tudo que é lugar dos rincões brasileiros urbanos ou não...ou
seja em 'terra que adubando dá,tudo deu!'Olhe só....um exemplo: o nosso
próprio-nesse 2010 que finda-se ...consegui ir para alguns festivais de cinema
nacionais e internacionais. O de Los Angeles-LALLIF 20910-mesmo- colocou na
tela do Boulevard Hollywood- nas salas do complexo onde reúne-se o 'glamour'
mundial puxadas pelo carro chefe da sala Kodak Theater - onde é feita a entrega
do Oscar, com certeza portuguesa não é mesmo? Visionou curtas-metragens do
mundo latino- especialmente mexicanos(pela proximidade da violenta
fronteira da mesma com os EUA-contou com até a presença do prefeito de LA
que leva por decorrência dessa maciça presença mexicana -nome
americano-mexicano !) mas de todo o continente Latino!e
não é que tivemos 3 curtas-metragens brasileiros-corajosos defensores do
curta....brasileiro em LA- já que foram escolhidos 5 longas-metragens
brasileiros - e os curta metragens não receberam nenhum apoio nem pra copias
legendadas em inglês, nem pra nada- exceto uma passagem(Ari Candido-com Jardim
Beleléu=Heaven garden) não da ANCINE ou do MINC e seus respectivos
departamentos de cinema- mas sim do Ministério de Relações Internacionais
-Itamaraty - DEPTO DE AUDIOVISUAL !!?E aqui não vai nenhuma critica aos órgãos
citados acima é apenas para CONFIGURAR- o espaço reservado ao curta-metragem, Que
floriu muito nos últimos anos em sua produção,qualidade e visualização nacional
e internacional- é que infelizmente ainda não "fala grosso"-tanto
para os dirigentes do cinema nacional ao nível governamental- tanto para os
próprios cineastas e sem falar nos içados atuais coordenadores e
curadores de inúmeros festivais de cinema nacional!!!!Exemplifico: alguns
cineastas de longa-metragem (como se o longa-metragem lhe desse credencial para
tal):esperneiam e gritam nas barbas expostas do INC e Órgãos do Cinema
Governamentais e até chegam a intimida-los...quando gritam por copias,passagens
e hospedagens para festivais e mostras internacionais,,,já os curta-metragistas
com se fossem do clero baixo....ficam gritando...até cansarem ou ficarem
roucos...de raiva!!!Bom pra fechar esse item...O que vi em LOS ANGELS no LALLIF
2010-Los Angeles Latino Film Festival (com salas lotadas e ingressos
vendidos!!!)foi melhor em conteúdo,estética e emoção e denuncia algumas até
mesmo singelas...do que vi em longa-metragem! Desforra?Recalque?!Inveja
acobertada?!Alma lavada!Que nada foi a pura verdade que meus olhos ,mentes e
alma presenciou e saiu-se gratificada! E mais : pelo que vi nesse Brasil de
Festivais,Mostras de 2010 emito a mesma opinião. Sem nenhum ensejo beligerante
de nossa parte. Apenas :constatação pra que tem olhos, ouvidos, tino histórico
e percepção além dos umbigos. E nem consultei ainda o 'povo telespectador'- e
olha HEIN?!que curtas estão chegando em formas e vias variáveis à eles...sejam
em pontos de cultura, festivais, mostras, encontros, oficinas, etc...
Critica: alguns filmes ditos de longa-metragem
independente do gênero, etc... deveriam ficar...como curtas-metragens ou no
máximo médias....Coisa mais chata do mundo do audiovisual é alguém ter a
coragem de dizer que: Puxa, não precisa encher/esticar tanto...que a narrativa
perde até seu impacto e esfarela-se num “auto-comtemplo’-logo: virei cineasta
de longa metragem !´fácil não é mesmo?!vale o inverso pra curta metragistas:
coisa mais chata desse mundo é alguém virar pra ti e dizer:Puxa, bem que podia
ser um longa -metragem!! não é mesmo?!
Por que os curtas não
têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Porque é o reflexo direto do dito exposto acima. Mas
que mídia poderia ajudar isso sim, porque não deve ser a dona contemplativa de
tudo que está ai... só para ser comentado ou noticiado como
fato,evento,etc...Não é mesmo, cutucão construtivo e formação/informação jornalística
teria um belo papel à cumprir. Quem se habilita?!(além de enfrentar as pautas e
pauteiros?)E já faz tanto tempo que a tecla incessante bate no mesmo ponto
não?!Algo de novo poderia ser construído... pouco à pouco...mas sempre e com
resultados a médio e longo prazo com certeza mesmo!
Na sua opinião, como
deveria ser a exibição dos curtas para atingir mais público?
Batemos sempre Na mesma tecla: porque não
vinga?!Exibido antes e adequado com o tempo dos longas. Nas salas comerciais. E
mais: na Tevê Aberta. Chega de ficar vendo apenas em Tevê comunitárias, publicas,
TV Cultura, Festivais, etc... e em separado!!que casamento é esse que não
dá certo? Então que façam-se sessões de vários curtas em tempo de longa
metragens(ou seja acima de 60 minutos!) Respeitando os
devidos espaços conquistados: O Festival de Curta Metragens de SP dirigido pela
competente Zita Carvalhosa e o Festival Internacional dirigido pelo competente
Leon Cacoff deveriam fazer um pré -matrimonio de ideia visando expansão
nacional e latino incubadora?! não é mesmo? Nessa enorme Paulicéia que tá
cansada de ser desvairada...cinematograficamente falando...
É possível ser um
cineasta só de curta-metragem? Vemos que o curta é sempre um trampolim para
fazer um longa
Sim pode... Relativo: Já vi muito cineastas das 2 pontas;
curta ou longas quebrarem a perna em acrobacia. No entanto, que não arrisca não
petisca ou vamos construir patrimônio como os rios que vão indo até desaguarem
no oceano??Acho que foram os casos tanto de um Buenuel como de um Glauber Rocha
não? Entre tanto outros...
O curta-metragem é
marginalizado entre os próprios cineastas?
Não, mas bem que poderiam sair desse auto = clube contemplativo
e seguir o lema: que "tamanho não é documento até mesmo no basquetebol "e
sim a extensão e força criativa de suas ideias...e algumas saibam distinguir: QUEM
DITA O TAMANHO DA SUA OBRA É O TAMANHO DO |FOLEGO DE SUA IDÉIA E CRIAÇÂO e
algumas servem/acomodam-se pra curtas e outras pra longas...E
cineasta que se auto preze deveria responder sempre essa perguntinha básica, mas
essencial....Porque corre o risco de ser atropelado ou perder o controle- pela
sua própria narrativa=trocando em miúdos pela dinâmica do seu próprio filme (criatura!!)
e estória....
Pensa em dirigir um
curta futuramente?
Futuro próximo não... Explico: Todo cineasta
curta-metragista ou não, realiza seus "balanços" podem ser anuais ou cíclicos..
Alguns de tanto ciclos...acabam reavaliando o todo de sua produção e acúmulo de
experiências e vivencias vividas cinematográficas. Alguns ainda lançam-se em toque de ou "agora ou
nunca mais"...Será o caso do Arnaldo Jabor em seu último filme?!Não sei é
apenas um palpite. É que o 'fôlego' cinematográfico
é movido pela paixão nos projetos e idéias que conseguiram chegar a tela- (ou então contenta-se acanhadamente na
telinha de TV ou mesmo visionado em alguns festivais e até Cineclubes ou
Mostras Paralelas...até mesmo em ditas retrospectivas...) -ou seja "deram as caras=deram a luz"! Nos
projetores...em salas!
Algumas ideias e projetos ficam pelo caminho, diluem-se
no tempo e espaço: " e alguns projetos morrem por si só...não
envelhecem ,mas morrem simbolicamente.
Existem projetos que continuam latentes/pululantes
na alma dos cineastas...convivem em "nossos espíritos"... alguns até conseguem sem nenhuma maldade de outren's
serem literalmente abordados por outros cineastas, sejam nacionais ou não. No momento tô "acertando contas" com o
passado porque de tanto calejar um sonho antigo- (apesar de alguns cineastas desejarem e "rodearem
o” tema desse sonho - que aconteceu há mais de cem anos no Brasil) - -o de realizar meu primeiro filho /filme de longa
quilometragem ou seja longa-metragem brasileiro- o roteiro já faz tempo está
"germinando" assim como a pesquisa do tema-que é histórico no Brasil e
somente agora que o mesmo completa mais de um século de ter acontecido e
que tenho calejado por mais de 35 anos é que: sinto-me pronto e preparado para esse desafio...que
´só de pensar aqui nas imagens e interpretação e desenrolar plástico do mesmo'-
dá me calafrios- aliás é esse o nosso fogo-fátuo- que nos alimenta
) ...não de medo, mas de prazer - ao deslumbrar em meu quarto sagrado
e de segredos da 'cabeça e alma'.
E o melhor disso tudo : é que agora sim com patrimônio
acumulado avaliado -graças ao exercício de realizações de curtas-metragens -
Não porque é curta!!!..é que a História e Estória não cabem num feixe
luminoso só e nos limites da fronteira espacial do curta -
metragem- por isso tem que ser um longa metragem!
E sinto-me somente agora à 'altura' de carregar
essa historia comigo e muitos outros - para leva-la até a tela e
oferecê-la como um banquete digno de merecimento!! O tema??Não conto !! Mas
todo dia sai algo sobre: - na Imprensa, livros, etc....
Mas voltemos a vossa pergunta e resposta especifica:
tenho 3 projetos de curtas-metragens que estão suspensos até que o futuro
-queira vingar-se:
a)A fruta que chora uma lenda indígena
lindíssima- que fala de uma fruta que chora....vermelho como sangue da vida!(de
tanto participar de Editais curta-ficção em que o projeto não é
comtemplado-protelei o mesmo, mas um dia....)
b)curta-metragem ficção: um
curta baseado num poema fantástico do poeta Castro Alves...e por incrível que
pareça uma linda história e estória de uma casal de negros escravos apaixonados
no Brasil na época da chegada da família real ao Brasil!...que preferem à morte
e assim o fazem nus e entrelaçados!! - já que na realidade não lhes foi
permitido/concedido viverem esse amor mútuo....porque a linda mulher escrava
nesse caso fora perseguida e deflorada como "objeto possuído
do prazer do filho de um senhor real de escravos"!!!....(qualquer
comparação à atualidade de mulheres nessa situação na atualidade como
trabalhadoras ou filhas rurais e ou urbanas ou domésticas "...é mera e
simples coincidência...!!!?....)
c)projeto de curta-metragem
mescla de ficção e documentário plástico inclusive como uma forma
inovadora de "clip" musical- que unirá 3 cantoras jovens(todas
muito jovens e talentosas demais da conta afro-brasileiras:
- uma de Imperatriz no
Maranhão...
- outra nascida
na em meio da guerra na Angola-África mas de pai do recôncavo baiano!!Que
por incrível que pareça o mundo a geografia e os sonhos vem de família de
ex-escravos angolanos - que nessa região Bahia do Recôncavo do massapê onde
é abundante e farta: por ter recebido a maior parte de escravos angolanos
no Brasil colonial!!
- e a terceira: filha de um
eminente músico brasileiro e um dos maiores percussionistas brasileiros vivo
que conheço há mais de 40 anos- e da região de Minas Gerais.
Novidade disso tudo??!: Reuni-las
(reuni-las) num filme plástico e com imagens das regiões, sonhos, cantos, sons
e intimidade reveladora entre as 3 que não se conhecem entre si!!!Que serão
"descobertas individualmente "em breve pelo mundo musical .E que
esse filme( o filme e não Eu) seria pré-catalizador e revelador
profético de suas trajetórias ,mas que no filme estariam plasticamente reunidas
em dose TRIPLA!!
Portanto, eis ai minha
resposta, dá pra vislumbrar que esse futuro também triplo de curta = metragens...estão
meio "engasgados" em minha alma e paixão latente e quiçá venham
a se realizar - num futuro pretérito!!...quem sabe?!