Gláucia é coordenadora geral do projeto de pesquisa Historias
de Roteiristas, com apoio do Mackpesquisa.
Qual é a importância histórica que o curta-metragem tem no
cinema brasileiro?
O curta metragem faz parte da historia do cinema brasileiro e já
foi até um formato de exibição obrigatória por lei, antes do filme de longa. Nos
anos 80, o curta-metragem significou uma grande porcentagem da produção
nacional, com propostas estilísticas diferentes das herdadas do Cinema Novo e
que culminou no despontar de nomes que hoje se destacam na cinematografia de
ficção, documental e mesmo nas produções televisivas. A tese da montadora e
professora da ECA, Vânia Debs, é um estudo sobre a produção de curtas metragens
que marcaram o perfil desta época. Sua importância se deve a vários fatores: 1. é um formato legítimo (previsto em
lei); 2) tem espaços alternativos para exibição; 3) há festivais específicos
para o formato, no mundo inteiro; 4) serve para o artista se construir como
autor e para se deparar com críticas que o farão crescer; 5) é sintético e a TV
poderia absorver....
Como enxerga a questão
dos roteiros nos curtas? Como é trabalhar com a síntese?
O roteiro do curta metragem tem
que ser pensado tão atentamente quanto qualquer outro trabalho em audiovisual.
Isso não significa que ele precisa do mesmo tempo de elaboração do que um
longa, não. Ainda é bem menos comum o roteiro de curta ser escrito por um
profissional que não dirigirá, por motivos diversos: um deles é a possibilidade
de experimentação - a síntese temporal de projeção é uma delas; outro é a
questão financeira, etc.
Por que os curtas não
têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Os curtas têm atenção e espaço em crítica de jornais e mídia!!!
É só pedir para que os curta metragistas lhe mostre as matérias que saíram
sobre os festivais que participaram. Eles terão uma pequena coleção. Esse tem
sido o espaço do curta.
Na sua opinião, como
deveria ser a exibição dos curtas para atingir mais público?
Porque o curta precisaria de mais público? Qual é efetivamente o
público alvo dos curta metragistas? De qualquer forma, os festivais o fazem com
grande força. Por outro lado, a TV e, principalmente, internet são as outras
formas mais rápidas. A internet, hoje, é um repositório (com acesso) a muitos curtas-metragens!
É possível ser um
cineasta só de curta-metragem? Vemos que o curta é sempre um trampolim para
fazer um longa...
Se esse é o objetivo do cineasta....Ou se ele ainda não
conseguiu dar o salto para o longa, ele continua no curta. Parece uma questão
mais de oportunidades do que uma escolha. Ele, por exemplo, pode não ir para um
longa mas sim para uma série televisiva, continuar com curtas. Também há a
questão do gênero. Tem gente que gosta de fazer documentários na categoria
curta metragem. Creio que nada pode ser considerado congelado e estático, o
cineasta é um criador nos diversos formatos.
O curta-metragem é
marginalizado entre os próprios cineastas?
De modo algum! O curta pode bombear mais sangue no cinema
nacional, como já aconteceu e continua!!!
Pensa em dirigir um
curta futuramente?
Não.