domingo, 12 de agosto de 2012

Felipe Folgosi

Felipe é ator e apresentador. Atuou, na TV Record, em novelas como ‘Os Mutantes’ e ‘Prova de Amor’ e na Rede Globo, em telenovelas como ‘Olho no Olho’, ‘Explode Coração’ e ‘Corpo Dourado’.

O que te faz aceitar participar de trabalhos em curta-metragem?
Principalmente um bom roteiro.

Por que os curtas não têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral
Acho que hoje em dia melhorou bastante, alguns anos atrás só o Festival do Minuto tinha cobertura, hoje existem vários festivais inclusive de animação que recebem uma maior atenção. Infelizmente o curta ainda e desconhecido do publico geral, ficando mais para cinéfilos, estudantes de cinema ou gente da área. 

Na sua opinião, como deveria ser a exibição dos curtas para atingir mais público?
Apesar de que quando se fala de obrigatoriedade todo mundo fica de cabelo em pe, creio que a Ancine deveria fazer com que todo longa exibido no circuito comercial fosse precedido por um curta, de preferencia com um "tom" próximo ao do longa sendo exibido, assim ninguém corre o risco que desagradar o publico que foi ver o filme de um determinado gênero. Acho que e uma iniciativa positiva, não lembro de ninguém reclamar de assistir os curtas da Pixar que antecedem os longas por exemplo, pelo contrario, já ouvi comentários de pessoas que gostaram mais do curta.

É possível ser um cineasta só de curta-metragem? Vemos que o curta é sempre um trampolim para fazer um longa...
Creio que sim, mas o problema e que ao mesmo tempo que o curta oferece uma serie de possibilidades como menor custo e tempo de produção, justamente a pouca exibição, retorno financeiro limitado a editais e captação mais restrita faz com que seja mais difícil um cineasta que faca apenas curtas. 

O curta-metragem é marginalizado entre os próprios cineastas?
Acho que não, a grande maioria começou com curtas, videoclipes ou ate mesmo na publicidade, experimentando e ganhando "cancha" ate poderem encarar um longa. E um curta bem feito não e nada fácil de se fazer.

Pensa em dirigir um curta futuramente?
Sim, fiz alguns quando cursei cinema na Faap e na UCLA. Infelizmente acabo tendo que me dedicar mais ao trabalho como ator, afinal tenho que pagar as contas (rs) mas tenho dois projetos de curta no momento, um como co-diretor e o outro como ator.