Atriz.
Atuou em “Joelma
23º Andar”;
“Eternamente
Pagu”;
“Carlota
Joaquina - Princesa do Brazil”; “A Hora Marcada”;
“Amores
Possíveis”;
entre outros.
O que te faz aceitar participar de
produções em curta-metragem?
O que mais interessa é a criatividade da proposta e da linguagem do cineasta.
Sabemos que é difícil produzir cinema no Brasil, normalmente as novas ideias
começam em pequenas produções para depois alçarem voos mais altos. Quando
aceitamos participar de curtas damos a nossa contribuição para que novos
cineastas surjam no cenário cinematográfico brasileiro.
Conte sobre a sua experiência em
trabalhar em produções em curta-metragem.
Participei de poucas produções em curta metragem. Fiz "Noturno" de
Pompeu Aguiar um projeto de pesquisa de linguagem feito em câmera digital e
depois de finalizado transcodificado para película, uma das possibilidades de
produção mais baratas mas que tem um resultado muito bom. Filmamos tudo em dois ou três dias.
Por que os curtas não têm espaço em
críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Acho que o problema é o pouco espaço que os jornais dão para a cultura de
maneira geral. Se os longas tem pouco espaço imagina os curtas. O maior meio de
divulgação para o cinema em geral e para os curtas é o Canal Brasil que não só
divulga como passa curtas-metragens em sua programação. Sinto falta da época em
que assistíamos a um curta-metragem antes do filme principal nos cinemas.
Na sua opinião, como deveria ser a exibição
dos curtas para atingir mais público?
Acho que nos cinemas antes das exibições para pegar um número maior de público
e na televisão para pegar o público aberto a novidades. Acho que a internet
também deve ser explorada em sites específicos.
O curta-metragem para um profissional
(seja ele da atuação, direção ou produção) é o grande campo de liberdade para
experimentação?
É a primeira opção para um criador. É no curta que as ideias florescem com mais
liberdade e com menos cobrança de resultados comerciais, já que a produção
também é mais modesta e o campo criativo é mais explorado.
O curta-metragem é um trampolim para
fazer um longa?
Sem dúvida nenhuma, até a lei de captação só permite produtoras que tenham
produzido pelo menos um curta-metragem em seu currículo. Acho que é um teste de
eficiência em termos de produção e criação do produto audiovisual.
Qual é a receita para vencer no
audiovisual brasileiro?
Criatividade, ousadia e eficiência. Só uma boa ideia não basta, é preciso que
essa ideia seja bem realizada.
Pensa em dirigir um curta
futuramente?
Claro que sim, sempre tenho projetos!! Cinema é uma de minhas grandes
paixões, mas é preciso paciência para aguardar o momento certo e levantar uma
produção em cinema. O cinema pede mais tempo em todo o seu processo.