Dramaturgo e escritor. No teatro,
cinema e televisão, o trabalho de Góes foi marcado pelo humor. Colaborou com os
programas ‘Sai de Baixo’ (1996-2002)
e ‘Os Trapalhões’ (1977-1995),
a novela ‘Sete Pecados’ (2007)
e, mais recentemente, em parceria com Miguel Falabella, assinou os roteiros de ‘Toma Lá Dá Cá’ (2007-2009), ‘Pé na Cova’ (2013)
e ‘Sexo e as Negas’ (2014).
O que te
faz aceitar participar de produções em curta-metragem?
Uma boa estória com especialmente com um final
forte.
Conte
sobre a sua experiência em trabalhar em produções em curta-metragem.
Fiz um curta-metragem para um festival de Cinema JB.
Chama-se "A Jaula." Ganhei o segundo lugar e o quarto lugar em
Locarno. Foi uma experiência ótima. Eu e o produtor montamos o filme. Eu estou
com várias estórias para filmar e vou filmá-las.
Por que
os curtas não têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Na realidade eu não sei. Acho que nós os
realizadores devemos respeitar mais os nossos curtas. Fazermos coisas que
deixem as pessoas caladas depois de assistirem. Contarmos estórias fortes sem
censura e não acharmos que o curta é um veículo para a gente se arrumar. Curta
é um conto cinematográfico. Tem que ter curva dramática um começo instigante e
um final surpreendente. Tem que ter amor.
Na sua
opinião, como deveria ser a exibição dos curtas para atingir mais público?
Não faço a menor ideia. Nos cinemas antes dos filmes
chateava. Eram curtas-metragens chatos e acabavam ficando didáticos e sem
interesse. Não sei.
O
curta-metragem para um profissional (seja ele da atuação, direção ou produção)
é o grande campo de liberdade para experimentação?
Considero que sim. Tudo necessita de laboratório.
Pesquisa. Lâminas. Reflexão.
O
curta-metragem é um trampolim para fazer um longa?
O trampolim para fazer um longa é fazer um longa. É
a vontade. É a obsessão. É claro que se você tiver uma rotina de curtas você
vai passar para o longa. Tem que estar infiltrado no metier.
Qual é a
receita para vencer no audiovisual brasileiro?
Coragem. Determinação. Batalha. Conhecimento.
Paciência. Patrocínio.
Pensa em
dirigir um curta futuramente?
Penso. Completamente.