terça-feira, 1 de junho de 2010

Wandi Doratiotto



Wandi Doratiotto é ator, apresentador de televisão, compositor e músico. No cinema atuou em filmes como: ‘Sábado’; ‘Ed Mort’; ‘Boleiros 1 e 2’, entre outros.

Qual é a importância histórica que o curta-metragem tem para o cinema brasileiro?Sem dúvida o curta metragem é um grande estimulante criativo sem vínculos tão pesados como os do cinemão. Todos sabemos que cinema é caro. Nessa perspectiva, sempre foi um grande exercício de criatividade e aprendizado para maiores vôos.

Por que os curtas não tem espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
De fato poderia ter mais atenção da crítica. Mas vejo que a situação está melhor. Já há festivais legais que conseguem maior visibilidade. Talvez por movimentar menos gente, menos grana etc. não tem tanto lastro com a grande mídia.

É possível ser um cineasta só de curta-metragem? Vemos que o curta é sempre um trampolim para fazer um longa...
Acredito ser possível. Acontece que cinema é coceira. Todo mundo quer fazer "seu longa". Inclusive a turma da publicidade. Sempre foi assim.

O curta-metragem é marginalizado entre os próprios cineastas, atores e/ou atrizes?
Não acredito que o curta seja marginalizado. Não há número suficiente de trabalhos nessa categoria que criem um ambiente relacional etc. Acho que sempre será mais "marginal" pela própria natureza.

O que te faz aceitar um convite para atuar em curtas?
A crença num roteiro interessante e divergente.

Pensa em dirigir um curta futuramente?
Não penso em dirigir um curta. O que penso constantemente é de inventar roteiros... Muitas vezes me vem idéia que acabo nem registrando porque minha área (mais música) é outra. Nela que dou vazão às idéias.

Qual é o seu próximo projeto?
Tenho grande satisfação de já ter feito uns dez longa metragens. Como nunca pensei em ser ator, isso é muito bacana. Meus projetos estão muito ligados à musica. Lancei também um livro de "Haicais" e já tenho outro pronto. Vou lançar novo CD e venho fazendo shows por aí.