domingo, 20 de março de 2011

Edu Felistoque



Cineasta e dirigiu longas, séries para a televisão e curtas, entre eles ‘Zagati’.

Qual é a importância histórica que o curta-metragem tem no cinema brasileiro?
O cinema mundial começou no formato de curta-metragem ... e lá foi o tempo do pensamento e conceito que rodar um curta era somente experimentação e inicialização no cinema .... preparo para um coisa "maior"... o longa-metragem . Eu nunca acreditei nisso, tanto que rodo longas e curtas, sempre!!!

Infelizmente a importância histórica dos curtas fica restrita do grande público... estando somente disponíveis ao "gueto cultural" adoradores de cinema curto.

Por que os curtas não têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Porque a maioria dos críticos, distribuidoras e exibidores não vêem os curtas como um "produto comercial" de entretenimento ... isso por causa do curto tempo de duração dos filmes e também pelo conceito errado de que curta metragem é coisa de iniciante... ou seja não "tem valor".

Na sua opinião, como deveria ser a exibição dos curtas para atingir mais público?
Cota de tela seria uma besteira enorme... talvez tentar unir vários curtas para que chegasse ao tempo de um longa para poder entrar na "grade do cinema".

É possível ser um cineasta só de curta-metragem? Vemos que o curta é sempre um trampolim para fazer um longa...
Não por muito tempo... exatamente por causa desse conceito errado de que curta é trampolim pra longa... o curta deveria receber "status" de desenho animado gringo ... que conta uma estória em pouco tempo e é sucesso no mundo todo, na TV aberta, fechada etc...

O curta-metragem é marginalizado entre os próprios cineastas?
Sim e muito... graças a glamorização do longa... que besteira !!!!

Você já dirigiu alguns curtas. Qual foi a sua escolha? Como define temas para começar a rodar um curta?
Meu critério é o seguinte existe estórias curtas e estórias longa ... só isso.. a estória que determina o tempo do filme... não da pra esticar uma estória curta pra longa fica cheio de barrigas e tempos nulos.

Pensa em dirigir um curta futuramente?
Todo o tempo... inclusive agora rodando a série de 12 episódios para o canal Brasil Globosat HD, estou na verdade fazendo 12 episódios, são 12 curtas-metragens de 25 minutos cada enquanto aguardo o lançamento do meu longa-metragem, "Inversão".