Edino
Krieger
Compositor
O
senhor trabalhou com Os Trapalhões
em cinco longas-metragens. Como e por quem
recebeu o convite para desenvolver as trilhas sonoras desses filmes? Como foi a
experiência?
Quem
me convidou para compor as trilhas dos cinco filmes dos Trapalhões foi o
produtor daqueles filmes, J. B. Tanko.
Que
representou para a sua carreira trabalhar em produções estreladas pelos Trapalhões, que eram
fenômenos de bilheteria?
Não
tive nenhum problema em compor para os filmes dos Trapalhões, porque, embora
meu interesse principal seja a música clássica, tive várias experiências com a
música popular. Fui até mesmo premiado em dois Festivais Internacionais da Canção Popular, com duas
marchas-rancho: “Fuga e Anti-Fuga”, com letra de Vinicius de Moraes, em 1967; e
“Passacalha”, em 1968.
Num
primeiro momento parece conflitante um músico com formação erudita se aliar a
artistas populares e trabalhar em conjunto. Como foi esse processo na sua
cabeça?
O
processo de trabalho foi sempre o mesmo: assistia ao filme na moviola; anotava a
minutagem das cenas que deviam ter música, na opinião do produtor; fazia a música;
dirigia a gravação do áudio; e assistia depois a gravação da trilha no filme.
Quais
as suas lembranças dessas produções? O senhor teve algum contato com Os Trapalhões?
Para
mim, fazer as trilhas para esses filmes foi uma experiência muito boa, pois é
sempre bom a gente poder ouvir o que se escreve. Não foi diferente das
experiências que fiz compondo trilhas para jingles.
Comerciais fiz mais de vinte e também compus para teatro. Todos esses trabalhos
foram parte da minha atividade profissional para fins de experiência e de sobrevivência.
Tive pouco contato pessoal com Os
Trapalhões. Lembro que um dia o Renato Aragão
apareceu no estúdio e fomos apresentados. Não acompanhei as críticas sobre os
filmes. No meu entendimento, são filmes benfeitos e repletos de um humor sadio.
Gostaria
de saber por que uma parceria tão vitoriosa como a sua, com Os Trapalhões, não
perdurou mais?
Depois
desses cinco filmes, em que o orçamento para a música era bastante reduzido, Os Trapalhões, que se
tornaram com razão um sucesso de bilheteria, passaram a produzir eles mesmos os
seus filmes e a cuidar das trilhas.