sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Os Trapalhões: Edino Krieger


Edino Krieger
Compositor


O senhor trabalhou com Os Trapalhões em cinco longas-metragens. Como e por quem recebeu o convite para desenvolver as trilhas sonoras desses filmes? Como foi a experiência?
Quem me convidou para compor as trilhas dos cinco filmes dos Trapalhões foi o produtor daqueles filmes, J. B. Tanko.

Que representou para a sua carreira trabalhar em produções estreladas pelos Trapalhões, que eram fenômenos de bilheteria?
Não tive nenhum problema em compor para os filmes dos Trapalhões, porque, embora meu interesse principal seja a música clássica, tive várias experiências com a música popular. Fui até mesmo premiado em dois Festivais Internacionais da Canção Popular, com duas marchas-rancho: “Fuga e Anti-Fuga”, com letra de Vinicius de Moraes, em 1967; e “Passacalha”, em 1968.

Num primeiro momento parece conflitante um músico com formação erudita se aliar a artistas populares e trabalhar em conjunto. Como foi esse processo na sua cabeça?
O processo de trabalho foi sempre o mesmo: assistia ao filme na moviola; anotava a minutagem das cenas que deviam ter música, na opinião do produtor; fazia a música; dirigia a gravação do áudio; e assistia depois a gravação da trilha no filme.

Quais as suas lembranças dessas produções? O senhor teve algum contato com Os Trapalhões?
Para mim, fazer as trilhas para esses filmes foi uma experiência muito boa, pois é sempre bom a gente poder ouvir o que se escreve. Não foi diferente das experiências que fiz compondo trilhas para jingles. Comerciais fiz mais de vinte e também compus para teatro. Todos esses trabalhos foram parte da minha atividade profissional para fins de experiência e de sobrevivência. Tive pouco contato pessoal com Os Trapalhões. Lembro que um dia o Renato Aragão apareceu no estúdio e fomos apresentados. Não acompanhei as críticas sobre os filmes. No meu entendimento, são filmes benfeitos e repletos de um humor sadio.

Gostaria de saber por que uma parceria tão vitoriosa como a sua, com Os Trapalhões, não perdurou mais?
Depois desses cinco filmes, em que o orçamento para a música era bastante reduzido, Os Trapalhões, que se tornaram com razão um sucesso de bilheteria, passaram a produzir eles mesmos os seus filmes e a cuidar das trilhas.