terça-feira, 1 de maio de 2018

Os Trapalhões: Romeu Quinto


Romeu Quinto
Técnico de som


Você trabalhou no filme Uma Escola Atrapalhada. Como e por quem recebeu o convite para trabalhar nesse filme? Como foi a experiência?
Trabalhei também no filme Os Trapalhões e o Rei do Futebol e fiz o primeiro deles, quando ainda eles se chamavam Pé com Pano. O filme é A Ilha dos Paqueras e foi dirigido pelo Fauzi Mansur. Para o filme Uma Escola Atrapalhada, fui chamado pelo diretor Del Rangel. Foi uma experiência gratificante. Acho que foi meu primeiro longa fotografado pelo brilhante diretor de fotografia Walter Carvalho. Trabalhar com Os Trapalhões é alegria o tempo todo. Depois, o Del é um ótimo diretor; sabe muito bem o que quer. Isso ajuda demais.

Que representava, naquele período, trabalhar num filme com Os Trapalhões, que eram certeza de sucesso de bilheteria?
É como você mesmo disse: certeza de emplacar. Isso significava boa visibilidade ao seu trabalho e, ao mesmo tempo, uma baita responsabilidade.

Quando a Globo se associou aos Trapalhões, ela seguiu uma diretriz de sempre convidar famosos (globais ou não) para atuar nos filmes. Nesse caso, foi a Angélica e o Supla. Que achou da escolha?
Eu achei ótimo. Diverti-me muito com eles, e eles estavam na crista da onda na época

Quais as suas lembranças do filme Uma Escola Atrapalhada? Onde esse filme foi filmado?
Foi todo filmado no Rio de Janeiro, numa antiga escola que estava fechada, o lugar era de frente para a favela do Vidigal eu acho. E já naquela época havia balas perdidas e tiroteio, que, por duas vezes, nos fizeram parar as filmagens por alguns minutos e nos proteger.

Como Del Rangel conduziu todo o processo fílmico? Como era a sintonia dele com Renato, sempre por perto?
O Del é maravilhoso dirigindo. Ele tem uma empatia muito grande com a equipe e os atores. Tenho saudades.

Quais as lembranças de bastidores do filme? Como foi o seu contato com o quarteto?
Nos bastidores, era alegria e descontração o tempo todo. Trabalhar com o quarteto foi muito gratificante. Cada um dos quatro tinha características pessoais marcantes e divertidas.

O filme foi o último com a participação de Zacarias, que faleceu naquele ano. A aparição dele no filme é melancólica, muito magro, abatido, numa cena curta. Como foi o seu contato com ele? Ele já estava doente?
Nós sabíamos nos bastidores que ele lutava contra uma doença muito grave e que ele estava perdendo a luta para ela. Mas, em momento algum, ele se deixava abater por essa razão... pelo menos é o que ele demonstrava.

Em nenhum momento Zacarias pareceu esmorecido?
Eles não comentavam, ninguém comentava.

Como Didi, Dedé e Mussum compartilharam esse momento com o Zacarias? O personagem de Zacarias e os de Dedé Santana e Mussum fizeram apenas uma breve aparição. A sensação é que pareciam figurantes no filme. Isso procede?
Parece-me que isso era uma marca deles.

Apesar do sucesso de bilheteria, o filme é considerado pela crítica o pior filme antes da morte de Zacarias. Qual é a sua opinião a respeito?
Não tenho essa opinião formada

Quem era o maior comediante do grupo?
Sem dúvida, era o personagem do Renato Aragão, sem tirar o mérito dos outros.

Renato Aragão tem fama de ser perfeccionista. Isso procede? Ele acompanha tudo?
Com certeza! Essa é uma das metas de um cineasta.

Acredita que essa característica de Renato o torna diferente, um profissional de sucesso?
Sim.

Por que, na sua visão, os críticos e a Academia rejeitam os filmes produzidos e estrelados pelos Trapalhões?
Acho porque é pastelão.

Como classifica o cinema feito pelos Trapalhões?
Próprio para a faixa etária.