terça-feira, 1 de maio de 2018

Os Trapalhões: Sérgio Chaves


Sérgio Chaves
Contrarregra


Como surgiu o convite para trabalhar com Os Trapalhões?
O convite surgiu através da diretora de arte Yurika Yamasaki.

Antes de iniciar essa parceria profissional com Os Trapalhões, você já acompanhava os seus filmes?
Sim.

Você trabalhou como contrarregra nos filmes dos Trapalhões. Como era o seu trabalho com o quarteto?
O meu trabalho com o quarteto sempre foi muito profissional. Eu buscava ser sempre objetivo e leal a eles.

A função de contrarregra é geralmente subestimada. Gostaria que falasse a respeito desse trabalho. Qual é a importância dele na engrenagem de um filme?
Não consigo ver um filme sem um contrarregra. Ele é essencial dentro de um set de filmagem. Além de saber lidar com o cotidiano do set, ele também passa a ser um assistente de direção de arte.

Quais as suas principais recordações dos bastidores de filmagens com Os Trapalhões?
Lembro bem que eu me dava muito bem com o quarteto, principalmente com o Mussum. Ele sempre estava de bom humor e era o que mais brincava nos bastidores.

Em quantos filmes vocês trabalharam juntos?
Quatro longas-metragens: O Casamento dos Trapalhões, Os Heróis Trapalhões e os outros dois em seguida.

Renato Aragão, Dedé, Mussum e Zacarias tinham como característica a irreverência. Até nos bastidores das filmagens, eles brincavam muito. Isso procede?
Na minha opinião, os mais engraçados do quarteto eram o Mussum e o Zacarias, pois sempre mostravam o bom humor dentro e fora do set de filmagem.

Como era o seu contato com o quarteto (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias)? Que representava, naquele período, trabalhar num filme dos Trapalhões, que eram certeza de sucesso de bilheteria?
Meu contato era sempre o mais profissional possível. Mas, naquele momento, estar fazendo um filme com Os Trapalhões era muito gratificante, diante das circunstâncias; e fazer parte desse sucesso foi muito importante para minha carreira.

Renato Aragão tem fama de ser perfeccionista. Isso procede? Ele acompanha tudo?
Que eu me lembre, ele dificilmente conferia alguma coisa dentro do set, pois sempre estava muito ocupado e com o tempo muito apertado.

Por que, na sua visão, os críticos e a Academia rejeitam os filmes produzidos e estrelados pelos Trapalhões?
Na minha visão, naquele momento não era satisfatório produzir um filme de Comédia para os críticos e para a Academia, que buscavam sempre um filme mais rebuscado. Se hoje em dia os nossos filmes de Comédia estão na moda e são certamente sucessos nas bilheterias de todo o território brasileiro, devemos isso aos Trapalhões.