ANA
MARIA MAGALHÃES
Atriz
Como
surgiu o convite para trabalhar com Os
Trapalhões?
Sinceramente,
não lembro como surgiu o convite. Lembro que o filme foi rodado em locação, e
ficamos hospedados em um hotel. No Rio de Janeiro, gravei apenas no Parque
Lage, na esquina do apartamento onde eu morava na ocasião. Aproveitei para
levar meus filhos, que eram fãs dos Trapalhões.
Quais
as suas principais recordações dos bastidores de filmagens com Os Trapalhões?
Nas
filmagens, reencontrei colegas e fiz novos amigos. O diretor, J. B. Tanko, era cineasta
experiente que vinha das chanchadas. Sempre gostei de conhecer e trabalhar com
essas legendas do cinema. Em algumas cenas, ele rodou com duas câmeras, o que
era novidade para mim. Guardo boa lembrança do único contato que tive com ele
fora do set.
Uma noite alegre, dando risada com o Mussum, em que o J. B.Tanko abriu uma
garrafa de champanhe em minha homenagem.
Como
era o seu contato com o quarteto (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias)?
Era
divertido filmar com Os Trapalhões.
O contato com o Renato Aragão era mais formal. Uma vez, ele convidou e eu
almocei com ele no trailer. Achava graça em todos, mas um foi especial: Mussum.
Ficamos chapinhas: eu tirava sarro dele; e ele, de mim. Inteligente e
boa-praça, era também sambista do grupo Os Originais do Samba. Mussum era um
artista autêntico, sem afetação.
Que
representava, naquele período, trabalhar num filme dos Trapalhões, que eram
certeza de sucesso de bilheteria?
O
que mais me atraiu foi a possibilidade de trabalhar com eles. Contracenar, participar
das filmagens e ainda atuar em um filme popular. Os Trapalhões na Serra Pelada foi sucesso
de bilheteria, como outros filmes do quarteto.
Por
que, na sua visão, os críticos e a Academia rejeitam os filmes produzidos e estrelados
pelos Trapalhões?
São
filmes que se destinam ao público infantil, bem-sucedidos e, ainda por cima, estrelados
por humoristas locais. Acho que Os
Trapalhões não andavam em busca de reconhecimento
por parte da crítica; e esta, por sua vez, também não estava interessada nos
seus filmes.