BRUNA
LOMBARDI
Atriz
Você
atuou no filme O Cangaceiro Trapalhão.
Como e por quem recebeu o convite para atuar nesse filme? Como foi a
experiência?
Foi
interessante, porque adorei a possibilidade de fazer um personagem duplo. Foi o
Daniel Filho que me chamou. Ele é um grande diretor. Eles construíram a casa
que virava. Era um truque, mas bastante complexo de filmar. Esse efeito foi a
primeira vez que fizeram no Brasil. Não era digital, era tudo pra valer. Tinha que
mergulhar para valer no pântano, os atores faziam de tudo.
Que
representava, naquele período, atuar num filme com Os Trapalhões, que eram
certeza de sucesso de bilheteria?
Na
verdade, nem pensava nisso. Não tinha essa preocupação. Gostava de fazer bons
personagens, que é o que me move até hoje. Gostei muito da experiência. Eles
foram simpáticos, receberam-me bem.
Quais
as suas lembranças do filme O
Cangaceiro Trapalhão? Onde esse filme foi
filmado?
Eu
filmei no Rio. Em lugares áridos do Rio de Janeiro naquela época, como a Barra
da Tijuca.
Sua
personagem era a Fada Bruxa, como compôs a sua personagem?
Quis
criar uma bruxa diferente das bruxas que a gente vê em tudo quanto é lugar, na
literatura, em televisão e mesmo no cinema. O Daniel Filho é muito criativo, ele
pensa muito em como utilizar o melhor da sua criação.
Como
Daniel Filho conduziu todo o processo fílmico? Como era a sintonia dele com
Renato, sempre por perto?
Como
o Daniel já dirigia, era experiente. O Renato delegou totalmente a tarefa a
ele. Ficava mais tempo dentro de seu trailer, deixou o Daniel trabalhar.
Quais
as lembranças de bastidores do filme? Como foi o seu contato com o quarteto?
Foi
ótimo. Eu já os conhecia. Gente muito boa, do bem.
Quem
era o maior comediante do grupo?
Renato
tem um humor matreiro, personagem por vezes triste, pega o imaginário coletivo.
Mas não dá para dizer quem é o maior, já que era um quarteto. Todos tinham a
sua importância.
Por
que, na sua visão, os críticos e a Academia rejeitam os filmes produzidos e estrelados
pelos Trapalhões?
Eu
acho que, durante um período, talvez, o tipo de qualidade, de humor, não era o
que os caras estavam querendo. Não consigo pensar no que eles imaginavam, mas
existia uma forma enviesada de olhar o cinema deles. Fizeram as crianças felizes,
é legal que tenham existido.
Como
classifica o cinema feito pelos Trapalhões?
Farsa
popular, fantástica.