Cristiano
Maciel
Técnico
de som
Como
e por quem recebeu o convite para trabalhar com Os Trapalhões? Como foi
a experiência?
Minha
primeira experiência com um filme dos Trapalhões foi através de um
convite do documentarista Silvio Tendler, com quem eu já havia feito Os Anos
JK. O filme era O Mundo Mágico dos Trapalhões. Pelo título, já é
possível imaginar como foi a experiência. Eu me sentia fazendo um documentário
com Os Irmãos Marx, Os Beatles ou os Rolling Stones. Mágico!!!
Que
representava, naquele período, trabalhar em um filme com Os Trapalhões,
que eram certeza de sucesso de bilheteria?
Representava
exatamente isso: fazer um som de um filme brasileiro, amado e que seria ouvido
por milhões de brasileiros. Tudo que artistas e técnicos de cinema almejam.
Fazer um povo rir por noventa minutos não tem preço!!!
Que
o cinema dos Trapalhões apresentou, à época, em inovação de linguagem?
Não sou expert
no assunto. Mas posso lhe garantir que sabiam contar uma história. Se
expressão artística é a exposição da alma de um autor na obra, as digitais dos Trapalhões
estavam sempre expostas em seus filmes. O público, além de gostar de seus
filmes, gostava deles também. Levavam para casa não só o filme, mas também
Renato Aragão, Dedé, Mussum e Zacarias.
O
senhor trabalhou como técnico de som nos filmes dos Trapalhões. Quais
eram as dores e as delícias desse trabalho com o quarteto?
Atenção
constante, para não me dispersar com as brincadeiras reinantes antes de rodar.
Era um belo desafio. Porque eles brincavam; mas já sabiam tudo que tinham que
fazer, ou seja, improvisar também no meio do plano. E eu tinha que estar
preparado. Meus microfonistas sofriam. E a equipe tinha que estar pronto para
as ordens de “som, camera, ação”,vindas do diretor, e “eternizar aqueles
momentos mágicos”.
Como
era o seu trabalho nessas produções?
Para não
entrar em detalhes técnicos, eu diria que minha equipe precisava captar tudo
bem, pois certas piadas, jeitos e trejeitos eram únicos. Jamais se repetiriam.
E, caso eu não lograsse, era uma frustração só. O mesmo servia para a equipe de
imagem. Mas o resultado sempre foi favorável para nós. Graças a Deus!!!
Por
que, na sua visão, os críticos e a Academia rejeitam os filmes produzidos e estrelados
pelos Trapalhões?
Creio que,
após o filme de Silvio Tendler, os depoimentos de Millôr Fernandes e Caetano
Veloso, que assistiam e eram fãs do grupo, o preconceito arrefeceu.
Como
classifica o cinema feito pelos Trapalhões?
Cinema-desculpa.
Os pais faziam questão de levar seus filhos, pois eram eles que muitas vezes se
divertiam mais que os miúdos!!!