quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Tina Kara

A atriz atuou nas novelas ‘Araguaia’, ‘Insensato Coração’, entre outras. No cinema:Vamos para a Praia’, direção Cininha de Paula (curta-metragen).
 
O que te faz aceitar participar de produções em curta-metragem?
Aceito fazer curta-metragem por paixão à minha profissão e quando eu acredito no projeto. Acho importante o ator se dedicar aos curtas com a mesma intensidade que se dedica aos longas e/ou novelas, afinal, fazê-los é um passo a mais para mostrar seu trabalho e também para exercitar cada vez mais sua atuação. 
 
Por que os curtas não têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Talvez pelo fato de serem curtas-metragens que a mídia não dá tanto destaque. Talvez pelo fato de não entrarem em salas de cinema ou por não serem considerados grandes produções e também porque o público não tem o costume de assistir aos curtas-metragens. Mesmo quando o elenco é composto por grandes e renomados atores, ainda sim, o espaço para divulgação é muito raro, o que é uma pena. As pessoas tem impressão que curtas-metragens servem como escada para novos diretores chegarem a produção de longas e conquistar espaço e nome no meio cinematográfico. O cinema brasileiro está crescendo mais a cada ano, quem sabe os curtas-metragens serão mais valorizados futuramente.
 
É possível ser um cineasta só de curta-metragem? Vemos que o curta é sempre um trampolim para fazer um longa...
Possível é, mas precisa arrumar uma forma de ganhar dinheiro produzindo apenas curtas-metragens e essa é a parte mais difícil já que ainda os curtas não tem espaço suficiente no mercado cinematográfico. Acredito também que os diretores querem realizar grandes produções. Produzir um longa deve ser o desafio maior para os diretores. Se eu fosse diretora com certeza iria produzir curtas, mas não nego que minha vontade maior seria assinar um longa.
 
O curta-metragem é marginalizado entre os próprios cineastas?
Não acredito nisso. Grandes cineastas já realizaram curtas-metragens maravilhosos, receberam prêmios e tiveram seus nomes mais valorizados com eles... Já assisti muitos curtas de deixar muitos longas com vergonha, rsrs... Seria hipocrisia marginalizar um filme só porque ele é considerado um curta-metragem.
 
Pensa em dirigir um curta futuramente?
Olha, não sou diretora, mas tenho uma noção do que poderia ser ou não bom para uma cena, inclusive já pensei em me dedicar à direção, que aliás deve ser um trabalho fenomenal. Talvez um dia eu ainda assine um curta-metragem como diretora. Ainda não está nos meus planos, acho que isso requer estudo. Penso muito em fazer um curso ou uma faculdade de cinema para ampliar meu conhecimento.