Ivo
Setta
Ator
Você
trabalhou em dois filmes dos Trapalhões:
Simbad, O Marujo Trapalhão e
O Trapalhão no Planalto dos Macacos.
Como e por quem recebeu o convite para trabalhar nesses filmes? Como foi a
experiência?
Ivan,
meu irmão, estava trabalhando em Simbad.
Então, falou com o produtor Walter Webb; e eu começei logo, servindo água e café
para a equipe. A experiência foi legal, era tudo de bom.
Que
representou para você esses trabalhos com Os Trapalhões?
Aprendi
muito, devido à exigência do diretor J. B. Tanko.
Simbad, O Marujo Ttrapalhão foi
seu primeiro trabalho com Renato e Dedé. Quais as suas recordações desse
trabalho?
As
melhores possíveis. Foi filmado em um navio.
Simbad foi filmado
onde?
Em
um navio meio abandonado, em Niterói.
Já
havia uma sinalização por parte de Renato e Dedé em ter mais componentes nos
trabalhos?
Sim,
pois já começavam a aparecer em pontas alguns amigos do dublê de Renato, que faziam
cenas de lutas (por exemplo, Ted Boy Marino), dando muita ação ao filme.
Carlos
Kurt, ator sempre presente na obra dos Trapalhões,
atua nesse filme. Que tem a falar sobre
ele?
Era
um ator caricato; mas impecável no que fazia.
A
produção e o figurino foram de Selma Paiva. Que tem a falar sobre o ela e o seu
trabalho nesse filme?
Foi
alugado, próximo ao set de
filmagem, um apartamento onde as costureiras trabalhavam. Selma fez gol de
placa, principalmente nos figurinos do filme O
Trapalhão no Planalto dos Macacos.
Planalto dos Macacos foi
a estreia de Mussum no cinema. Na sua ótica, como foi o desempenho de Mussum?
Parecia nervoso?
Nem
um pouco. Mussum ficou à vontade, sempre com seus bordões infalíveis. Contagiava
todo mundo.
Antes
de trabalhar com Os Trapalhões,
você assistia aos filmes deles?
Nunca
assisti.
Muitos
comentam que os melhores filmes dos Trabalhões
foram dirigidos por J. B. Tanko e que,
com a chegada da TV Globo, que se associou a eles, se iniciou uma queda
significativa no trabalho cinematográfico do grupo. Você concorda com essa
opinião?
J.
B.Tanko era um mestre, sabia o que queria; a TV Globo, não. Concordo.
Renato
Aragão é um profissional que acompanha todo o processo de filmagem. Como era a
sua sintonia com ele? Vocês conversaram bastante?
Simplesmente
profissional. Não, nunca conversávamos.
Quais
as lembranças de bastidores dos filmes?
As
melhores possíveis. Tanko mandou construir um tubarão em uma casa no Horto
Florestal, perto da TV Globo... Quando, finalmente, o imenso tubarão ficou
pronto, tiveram que derrubar o muro para que entrasse no caminhão. Parecia, então,
que tudo estava resolvido. O tubarão seguiu para Muriqui, litoral sul, onde
seria realizado as filmagens. Depois de horas, colocaram o imenso bichão na
água. Adivinhe o que aconteceu? O tubarão afundou.
Quem
era o maior comediante do grupo?
Mussum,
sem dúvida.
Dedé
Santana é sempre subestimado por ser o “escada” do grupo.
Comente o trabalho dele.
Dedé
já entrou sendo “escada”.
Mas era seguro e talentoso.
Por
que, na sua visão, os críticos e a Academia rejeitam os filmes produzidos e estrelados
pelos Trapalhões?
Por
preconceito.
Como
classifica o cinema feito pelos Trapalhões?
Humor
ingênuo e descompromissado.
Gostaria
que você falasse algo que nunca falou ou que poucos saibam sobre Os Trapalhões.
Difícil,
pois todos sabem tudo. Dedé, de tanto subir escada, acabou caindo feio, pelas
mãos de Didi.