domingo, 1 de outubro de 2017

Os Trapalhões: Fabio Camarneiro


Fabio Camarneiro
Crítico de cinema


Por que os críticos e a Academia rejeitam os filmes produzidos e estrelados pelos Trapalhões?
Acho que essa suposta rejeição não existe. Há um belo trabalho de Fatimarlei Lunardelli chamado Ô Psit! O Cinema Popular dos Trapalhões.

Como classifica o cinema feito pelos Trapalhões?
Trata-se de uma comédia popular, muitas vezes ingênua, que agrada muito também às crianças. Chaplin, Cantinflas (México) e Totò (Itália) são cômicos que se assemelham ao grupo.

Qual o legado histórico que o cinema dos Trapalhões deixou para o país?
Acho que toda uma geração começou a assistir a filmes brasileiros com Os Trapalhões. De alguma maneira, eles representavam uma cultura popular, que, depois, foi substituída pela cultura de massas. Os filmes de apelo popular passaram a ser a Xuxa etc. A origem dos Trapalhões é a televisão; mas é também o circo, o espetáculo popular em si.

Podemos considerar Renato Aragão um dos maiores e melhores produtores de cinema do país?
É sempre capcioso considerar alguém o “maior” ou o “melhor”. Mas é um ator cômico que teve um grande momento e uma grande comunicação com o público. Não me parece um gênio cinematográfico, mas um ator cômico com ótimos momentos em sua carreira.

Os Trapalhões sempre “brincaram” em parodiar filmes e clássicos estrangeiros de sucesso para o cinema. Que pensa a respeito dessa linha que eles seguiram?
É herança da Chanchada, como podemos ver em Matar ou Correr ou Nem Sansão nem Dalila. Os Trapalhões reatualizam (em chave menos irônica) as ideias das chanchadas, que também fizeram grande sucesso de público nos anos 1940 e 1950.

Ariano Suassuna disse que o filme Os Trapalhões no Auto da Compadecida era a melhor adaptação já feita da sua obra. Esse filme Renato disse que fez para os críticos o aplaudirem. Que acha?
A frase é uma provocação de Renato Aragão, bem como a de Suassuna. Existia (acho que não existe mais) uma divisão entre erudito e popular no cinema brasileiro. Sendo assim, um filme que adapta Suassuna consegue quebrar essa barreira e tornar-se popular e erudito ao mesmo tempo, agradando às “massas pensantes”. Suassuna sempre trabalhou com temas e personagens populares, o que não faz sua obra ser “menor” que a de outros dramaturgos brasileiros (vide seu vocabulário e a elegância de suas tramas). Os Trapalhões, de certa maneira, também partem desse mesmo imaginário popular que, de maneira geral, precisa ser melhor estudado e melhor pensado.

Quais foram os melhores momentos dos Trapalhões no cinema? Os melhores filmes?
Os Saltimbancos Trapalhões é talvez o melhor filme do grupo completo. Existem filmes apenas com Didi, alguns apenas com Didi e Dedé etc.

Quais foram os piores momentos dos Trapalhões no cinema? Os piores filmes?
A Princesa Xuxa e os Trapalhões é talvez um dos pontos mais baixos da cinematografia deles… ou A Filha dos Trapalhões.

Os Trapalhões sempre se utilizaram de alguns recursos para angariar plateia que ia além do carisma do grupo, como atores famosos, grupos musicais famosos (Dominó, Trem da Alegria etc.) e artistas com forte apelo popular (Xuxa, Gugu etc.). Que acha dessa estratégia?
É a velha estratégia de ter um gancho de sucesso para levar as pessoas ao cinema. Até hoje, isso é realizado em todo o mundo. O marketing cinematográfico sobrevive disso. Na época das chanchadas, as pessoas queriam ver os seus ídolos, que só podiam ser ouvidos e pelo rádio. Hoje, com o acesso à tevê e à internet, a curiosidade cai sobre outras coisas que não frequentam esses espaços. Daí, o apelo do sexo, como em Bruna Surfistinha (ver Deborah Secco em cenas que não são vistas na televisão). A estratégia pode ou não funcionar, mas o princípio básico é o mesmo.