Fabio
Camarneiro
Crítico de cinema
Por
que os críticos e a Academia rejeitam os filmes produzidos e estrelados pelos Trapalhões?
Acho
que essa suposta rejeição não existe. Há um belo trabalho de Fatimarlei
Lunardelli chamado Ô Psit! O Cinema Popular dos Trapalhões.
Como
classifica o cinema feito pelos Trapalhões?
Trata-se
de uma comédia popular, muitas vezes ingênua, que agrada muito também às
crianças. Chaplin, Cantinflas (México) e Totò (Itália) são cômicos que se
assemelham ao grupo.
Qual
o legado histórico que o cinema dos Trapalhões
deixou para o país?
Acho
que toda uma geração começou a assistir a filmes brasileiros com Os Trapalhões. De alguma
maneira, eles representavam uma cultura popular, que, depois, foi substituída
pela cultura de massas. Os filmes de apelo popular passaram a ser a Xuxa etc. A
origem dos Trapalhões é
a televisão; mas é também o circo, o espetáculo popular em si.
Podemos
considerar Renato Aragão um dos maiores e melhores produtores de cinema do
país?
É
sempre capcioso considerar alguém o “maior”
ou o “melhor”.
Mas é um ator cômico que teve um grande momento e uma grande comunicação com o
público. Não me parece um gênio cinematográfico, mas um ator cômico com ótimos
momentos em sua carreira.
Os Trapalhões sempre
“brincaram”
em parodiar filmes e clássicos estrangeiros de sucesso para o cinema. Que pensa
a respeito dessa linha que eles seguiram?
É
herança da Chanchada, como podemos ver em Matar
ou Correr ou Nem
Sansão nem Dalila. Os
Trapalhões reatualizam (em chave menos irônica) as
ideias das
chanchadas, que também fizeram grande sucesso de público nos anos 1940 e 1950.
Ariano
Suassuna disse que o filme Os
Trapalhões no Auto da Compadecida era a
melhor adaptação já feita da sua obra. Esse filme Renato disse que fez para os
críticos o aplaudirem. Que acha?
A
frase é uma provocação de Renato Aragão, bem como a de Suassuna. Existia (acho
que não existe mais) uma divisão entre erudito e popular no cinema brasileiro.
Sendo assim, um filme que adapta Suassuna consegue quebrar essa barreira e
tornar-se popular e erudito ao mesmo tempo, agradando às “massas pensantes”. Suassuna
sempre trabalhou com temas e personagens populares, o que não faz sua obra ser
“menor”
que a de outros dramaturgos brasileiros (vide seu vocabulário e a elegância de
suas tramas). Os Trapalhões,
de certa maneira, também partem desse mesmo imaginário popular que, de maneira
geral, precisa ser melhor estudado e melhor pensado.
Quais
foram os melhores momentos dos Trapalhões
no cinema? Os melhores filmes?
Os Saltimbancos Trapalhões é
talvez o melhor filme do grupo completo. Existem filmes apenas com Didi, alguns
apenas com Didi e Dedé etc.
Quais
foram os piores momentos dos Trapalhões
no cinema? Os piores filmes?
A Princesa Xuxa e os Trapalhões é
talvez um dos pontos mais baixos da cinematografia deles… ou A Filha dos Trapalhões.
Os Trapalhões sempre
se utilizaram de alguns recursos para angariar plateia que ia além do carisma
do grupo, como atores famosos, grupos musicais famosos (Dominó, Trem da Alegria
etc.) e artistas com forte apelo popular (Xuxa, Gugu etc.). Que acha dessa
estratégia?
É a
velha estratégia de ter um gancho de sucesso para levar as pessoas ao cinema.
Até hoje, isso é realizado em todo o mundo. O marketing
cinematográfico sobrevive disso. Na
época das chanchadas, as pessoas queriam ver os seus ídolos, que só podiam ser
ouvidos e pelo rádio. Hoje, com o acesso à tevê e à internet, a curiosidade cai
sobre outras coisas que não frequentam esses espaços. Daí, o apelo do sexo,
como em Bruna Surfistinha (ver
Deborah Secco em cenas que não são vistas na televisão). A estratégia pode ou
não funcionar, mas o princípio básico é o mesmo.