Fatimarlei
Lunardelli
Autora da pesquisa acadêmica Ô psit! O Cinema Popular dos
Trapalhões
Por
que os críticos e a Academia rejeitam os filmes produzidos e estrelados pelos Trapalhões?
Acho
que existe preconceito em relação à cultura de massa e popular. A Academia e os
críticos não se indentificam com esse tipo de filme. Por isso, a rejeição.
Como
classifica o cinema feito pelos Trapalhões?
De
que perspectiva? Eu acho os filmes ótimos.
Qual
o legado histórico que o cinema dos Trapalhões
deixou para o país?
“Legado histórico”? Não
entendo a questão. Eles fazem parte da história do cinema brasileiro como uma
das produtoras (R. A. Produções) mais bem-sucedidas de nossa história cultural.
Podemos
considerar Renato Aragão um dos maiores e melhores produtores de cinema do
país?
Sim.
Os
Trapalhões sempre
“brincaram”
em parodiar filmes e clássicos estrangeiros de sucesso para o cinema. Que pensa
a respeito dessa linha que eles seguiram?
A
citação é um recurso tanto da arte pós-moderna quanto da arte popular e não é
nova. No caso do cinema, é muito comum. Basta pensar na filmografia de Pedro
Almodóvar. É um recurso estético e de comunicação ou até homenagem.
Quais
foram os melhores momentos dos Trapalhões
no cinema? Os melhores filmes?
Gosto
de muitos filmes dos Trapalhões e
isso é totalmente pessoal: Os Trapalhões o
Mágico de Oróz,
Os Saltimbamcos Trapalhões,
O Cangaceiro Trapalhão,
Os Mosquiteiros Trapalhões etc.
Quais
foram os piores momentos dos Trapalhões
no cinema? Os piores filmes?
Não
sei... Piores filmes em termos de bilheteria? Verifique no meu livro as
bilheterias de todos os filmes.
Os Trapalhões sempre
se utilizaram de alguns recursos para angariar plateia que ia além do carisma
do grupo, como atores famosos, grupos musicais famosos (Dominó, Trem da Alegria
etc.) e artistas com forte apelo popular (Xuxa, Gugu etc.). Que acha dessa
estratégia?
Eficiente.
Sua
dissertação de Mestrado na USP, um estudo sobre o cinema dos Trapalhões, foi
publicada em 1996 com o título de Ô
Psit! O Cnema Popular dos Trapalhões. Quais
as dificuldades que encontrou para realizar essa pesquisa? Que a motivou a
fazê-la?
A
motivação foi a percepção de que eles faziam um cinema popular e bem-sucedido como
produto de mercado, mas sofriam o preconceito da crítica. Considerei importante
investigar o que havia nesse cinema que fazia tanto sucesso de público, com um
olhar científico, dentro de uma perspectiva acadêmica. Não tive dificuldades.
Meu projeto foi muito bem acolhido na USP, pela profa. dra. Marília da Silva
Franco, que compartilha comigo de uma visão positiva da cultura popular. A R.
A. Produções disponibilizou, na época, a coleção completa de filmes em VHS para
que eu pudesse assistir a filmografia completa.
Acredita
que, pela importância que o quarteto possui no cinema, há pouca bibliografia a
respeito deles?
Com
certeza. Os Trapalhões têm
uma grande importância para o cinema e a cultura brasileira; e o meu estudo,
infelizmente, permanece como uma das raras pesquisas a se dedicar ao assunto.