terça-feira, 1 de agosto de 2017

As HQs dos Trapalhões


Sinopse: 192 páginas, sendo 40 coloridas. Não se trata de uma HQ. É um livro contendo depoimentos de 28 profissionais que trabalharam na produção das revisitas dos Trapalhões, na Bloch Editores, Editora Abril e Editora Escala. O livro traz ainda originais, model sheets, e duas histórias completas no original (sendo uma delas INÉDITA: "O Fantástico Didisena"). Com prefácio de Dedé Santana e textos de Marcus Ramone, Jal e Denison.

Os Trapalhões formaram o grande quarteto do humor na TV durante gerações. Ao longo de décadas, criaram cenas clássicas e personagens inesquecíveis que contribuíram muito para a cultura nacional. Mas a influência de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias não ficou restrita à televisão, suas trapalhadas fizeram história no cinema e também nos quadrinhos.

E é exatamente sobre esta vertente das artes que trata este minucioso trabalho de pesquisa. Com o sucesso do mercado editorial nacional dos anos setenta, oitenta e início dos noventa, antes da massificação da internet, era comum personalidades famosas da mídia ganharem sua versão em quadrinhos.