terça-feira, 19 de junho de 2012

Sessão de Terapia - Waleska Praxedes

Existem dezenas de livros que analisam o cinema sob a ótica da psicanálise.  Nos filmes de Woody Allen, as sessões de psicanálise servem como confessionários modernos. O que seria da neurótica Natalia, personagem principal do seriado Adorável Psicose (Multishow) se não fosse a sua terapeuta Dra Frida? No seriado Aline ( Globo), a própria surtava e levava seu psicólogo a loucura.

O tema virará seriado do canal GNT e estreará em 1 de outubro.  “Sessão de Terapia” terá direção /produção de Selton Mello e roteiro de Drika Nery, Ricardo Inhan e Marília Toledo. A produção é uma adaptação da série “BeTipul” idealizada pelo israelense Hagay Levi que nos EUA se chamou “In Treatment”. Hagay formado em psicologia, fez terapia durante 20 anos e revelou que o sucesso de “BeTipul” se deve á ausência de ação e ao roteiro franco, com diálogos excelentes. As pessoas do seriado não parecem dissimuladas, são sinceras.

Gabriel Byrne estrelava In Treatment, no Brasil, caberá a Zécarlos  Machado o papel do terapeuta Theo. Ambientada num consultório de psicanálise, que fica na casa de dr.Theo, “Sessão de Terapia”  mostra na maior parte do tempo atores sentados e econômicos até em seu gestual. O objetivo é mostrar a fala do paciente e não retratar a rotina deles, por isso os atores precisam ser genuínos em seu sofrimento. Alguns assuntos abordados pela série: transferência erótica do paciente para o analista, culpa, aborto. Atores que enfrentarão o divã como pacientes: Maria Fernanda Cândido, Sérgio Guizé, André Frateschi, Mariana Lima.

Ambientada num consultório de psicanálise  mostra na maior parte do tempo atores sentados e econômicos até em seu gestual. Gabriel Byrne estrelava Caberá a Zécarlos  Machado o papel protagonista da trama, o  terapeuta Theo.

A neurótica mais adorável do Multishow está de volta e com novidades. Na nova temporada de “Adorável Psicose”, que estreia no dia 19, às 22h, Natalia conhece um cara novo, que vai disputar seu coração psicótico com o cara de bigode. Este e muitos outros dilemas são assunto para muita análise com a Dra Frida e para os novos episódios, protagonizados por Natalia Klein, que também assina os roteiros.

No seriado Adorável Psicose.

Waleska Praxedes é atriz, produtora, roteirista, diretora e colunista do blog Os Curtos Filmes.