quinta-feira, 15 de março de 2012

Ator, profissão super-herói - Maísa Magalhães

Se você é ator, principalmente iniciante, aposto como já ouviu algumas vezes a pergunta "básica":

-Ahhh, você é ator? Que legal! Que novela você já fez?

Alguns atores talvez nem consigam responder, sei bem disso...

É preciso mais que paixão, mais que determinação, mais que paciência e garra de um herói pra continuar firme e forte na nossa profissão. Porque um bom diretor, fotógrafo, produtora competente ou qualquer outro profissional do Cinema, geralmente são chamados pra trabalhos em suas áreas por convite, e se são realmente bons crescem e são cada vez mais requisitados. E você que é ator ? Ah, se você é novato ou ainda não fez alguma das mais recentes novelas pode saber que vai ser chamado pra um teste, quer dizer, isso se for pré-selecionado por uma foto antes. Não importa o quão estudioso, dedicado e talentoso seja. Se lê livros e treina minuciosamente cada personagem,cada comportamento, estuda psicologia para que fique tudo natural e perfeito, treina modos de andar, de falar, faz aulas de fono, de canto, de dança, de esgrima, de inglês, enfim... investe, investe, investe...pra ver se tem a sorte de uma agência ir com sua cara e te mandar pra um "teste".

Chegando no teste,você se depara com uns 50 atores concorrentes pra ver se consegue a tão sonhada vaga!!! E pensar que foi tão esperado estar no teste que na hora é difícil não ficar ansioso, nervoso...é claro!! Chegar até aí e ainda não ser garantido. Até normal não ir bem! Mas daí você não passa, não ganha pra pagar seu aluguel e ainda é considerado ator fraquinho...se é feio não tem muita chance, na TV então piorou, se é muito bonito é de cara tachado de burro, se tem um corpo legal é mais uma gatinha que só quer aparecer. Se tenta pedir trabalho pra um diretor ou produtor que talvez tenha a sorte (ou azar) de encontrar por aí, pode ser tachado de chato e oportunista . Se não pede, é tonto. E se queima!Sempre pisando em ovos! Deus,então o que fazer????

E os tristes monólogos pra vídeo books que muitas vezes somos obrigados a fazer? Ah, e logicamente investir muito dinheiro neles. Eu sinceramente nunca vi um que me convencesse a considerar a "vítima" um excelente ator.

Mas se de repente aparece alguma garota qualquer se expondo vulgarmente na rua ou um cara de fechar o trânsito, pronto! Foi "descoberto" e já está na novela! Vira notícia! Todo mundo quer tirar fotos com eles, patrocinar e tal.

É, meus colegas,decidi escrever sobre isso porque a maioria acha que atores não fazem nada além de viver no glamour. Mal sabem das infinitas dificuldades que nós passamos até conseguir um lugar ao sol, ou melhor, aos holofotes!

Aquele que vence, com seus próprios méritos,é um super–herói, sem dúvidas!

Como já disse Stella Adler, o verdadeiro ator deve vestir uma coroa e não um simples boné. Deve estar acima da sua época descartável. Mas como chegar ao topo,se a concorrência muitas vezes é ingrata, com "não atores" conseguindo grandes papéis ? E os profissionais, aqueles bons mesmo, como ficam se não tem uma sorte de serem descobertos ou de terem contatos no meio?

É meus caros colegas,é preciso continuar firme,lutar por nossos direitos como atores e atrizes e estar praticamente casado com a profissão,que tanto nos exige mas que quando amamos não largamos por nada.

"Fé, café e cinema" pra nós, atores e super-heróis !

Maísa Magalhães é atriz e colunista do blog do Os Curtos Filmes.
Informações sobre a artista em: www.maisamagalhaes.com.br