Escritora e jornalista, publicou
os volumes de contos “Minto
enquanto posso” (O
Nome da Rosa, 2004), “Engano seu” (O
Nome da Rosa, 2007) e “Nego fogo” (Dulcinéia
Catadora, 2009), além de diversos livros juvenis e infantis. Seu primeiro
romance, “Os Malaquias” (Língua Geral, 2010), foi ganhador do
Prêmio Saramago de literatura.
O
curta-metragem é o parente mais próximo do conto?
Concordo,
acho também que a fotografia está próxima do miniconto. A extensão curta, com
um único núcleo dramático como definição comum do conto também pode valer para
o curta. Mas assim como cada novo bom conto inaugura uma nova teoria do conto,
também deve valer para o curta a constante renovação de sua definição a cada
curta bem sucedido.
O curta,
assim como o conto, tem a síntese como uma das suas funções mais importantes.
Como é trabalhar com a síntese?
É
procurar onde está a força central da história e fazer com que ela se mostre
sem atenuantes.
Qual é o
texto, conto ou livro que a senhora publicou que daria uma ótima adaptação em
vídeo, seja no cinema ou no curta-metragem?
No cinema
acho que o romance “Os Malaquias” e o juvenil “Sociedade da Caveira de Cristal”.
Para um curta-metragem quaisquer conto que publiquei em antologias. Penso que
dariam imagens porque parto delas ao escrever.
Por que
os curtas não têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Taí outro
parentesco do curta com o conto. Com o conto há menos interesse pelo fato de
ele render menos desdobramentos como um longa-metragem, por exemplo. Já pela
leitura em si não faz sentido o menor interesse justamente pela leitura rápida,
condizente com o tempo cada vez menor dedicado aos livros. Os curtas devem
herdar essa mentalidade.
O
cineasta, ou produtor, que estiver lendo a sua entrevista nesse exato momento,
pode procura-la para pedir autorização para uma futura adaptação da sua obra em
vídeo?
Claro,
seria uma alegria imensa!
A senhora
gostaria de participar da adaptação ou preferiria ficar mais distante?
O
interessante seria justamente ver o livro ser outra coisa, um ponto de partida
ou de chegada, eu ficaria longe vendo essa fotossíntese.
Qual nome
da nossa literatura mereceria ser tema de um documentário?
Hilda
Hilst e Raduan Nassar.
Pensa em
dirigir um curta futuramente?
Dirigi
alguns vídeos há muitos anos. Adoraria retornar, se alguém quiser uma diretora
escritora, estou à disposição.