Romancista, contista,
roteirista e jornalista. Em 2005
publica o romance “Eu receberia as piores notícias
dos seus lindos lábios”, que em 2012 torna-se filme, dirigido por Beto Brant.
O curta-metragem é o parente mais
próximo do conto?
Acho que se pode fazer uma analogia entre
o conto e o curta em relação ao romance e ao filme de longa-metragem.
O
curta, assim como o conto, tem a síntese como uma das suas funções mais
importantes. Como é trabalhar com a síntese?
Existem diversas maneiras de buscar a
síntese, seja com a utilização de figuras de narração como a elipse, mas acima
de tudo com cuidado de não querer “contar tudo”, respeitando-se sempre a
inteligência e a sensibilidade do receptor, no caso o público.
Qual
é o texto, conto ou livro que o senhor publicou - ainda não adaptado - que
daria uma ótima adaptação em vídeo, seja no cinema ou no curta-metragem?
Já
tive diversos contos adaptados, mas, pessoalmente, não penso em nenhuma
adaptação – em geral, são os cineastas que têm esse desejo e me procuram.
Por que os curtas não têm espaço em
críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Não
saberia responder a essa questão.
O cineasta, ou produtor, que estiver
lendo a sua entrevista nesse exato momento, pode procura-lo para pedir
autorização para uma futura adaptação da sua obra em vídeo?
Normalmente,
sou acessível a quem me procura por ter interesse na adaptação de alguma obra
minha. Basta que eu enxergue uma seriedade de propósito, não costumo criar
obstáculos.
O senhor gosta de participar da
adaptação ou prefere ficar mais distante?
Se
possível, prefiro não me envolver na adaptação, até para ser surpreendido por
alguma abordagem diferente daquela que eu normalmente faria.
Qual
nome da nossa literatura mereceria ser tema de um documentário? E por que?
São
muitos os escritores que merecem um documentário. Para citar apenas dois:
Manoel Carlos Karam (1947-2007) e Jamil Snege (1939-2003).
Pensa
em dirigir um curta futuramente?
Não tenho e
nunca tive até hoje nenhum desejo de dirigir, seja curta-metragem ou longa-metragem.
Sou um escritor e, como tal, estou plenamente satisfeito em participar do
processo como roteirista.