Ator.
No cinema, participou do filme "Bruna Surfistinha, O doce veneno do
escorpião".
O que te
faz aceitar participar de produções em curta-metragem?
Na minha área
que é atuação, sempre fui muito fascinado por cinema em geral, daqueles
viciados mesmo, que assiste tudo, sabe o nome de tudo e todos...
Quanto a
participar de curtas, sempre foi um prazer, mas claro que sempre lendo antes o
roteiro, sabendo quem será a equipe e procurando saber se será um trabalho artístico
que me trará prazer e crescimento. Fazer apenas por fazer não é muito minha
praia, mas isso em todos os meus trabalhos, seja cinema, teatro ou TV.
Conte sobre a sua experiência em
trabalhar em produções em curta-metragem.
Eu
participei de vários curtas, e sempre foi um grande prazer. Já fiz desde produções
que tinham uma estrutura já grande, bem profissional, como também com formando
de cinema da USP , da Faap. Como já disse o que mais me interessa é a ideia e a
parte artística, independente do tamanho da produção. Tive
apenas uma experiência que prefiro esquecer, (risos), pois a diretora e a
equipe eram muito, mas muito inexperientes e pra mim com ator acabou virando
uma grande roubada, Me arrependi. Mas acontece. (risos). Prefiro não dar nomes
aqui, nem dos elogios, nem das criticas, acredito que se um trabalho é feito
com seriedade, todos os envolvidos crescerão cada um em sua área.
Por que os curtas não têm espaço
em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Então, isso
é realmente uma tristeza, que na minha opinião não afeta só os curtas, e sim a
arte em geral. Os espaços nos cadernos culturais ficaram cada vez menores,
parece que moda e culinária são mais importante que o teatro e o cinema. Uma
pena!!! Culpa dos editores despreparados.
Na sua opinião, como deveria ser
a exibição dos curtas para atingir mais público?
Acho que
primeiramente os curtas deveriam passar antes dos longas-metragens em todas as sessões,
ou em outro caso, não sei, existirem salas ou sessões com quatro curtas de uma
vez. Mas pra isso a politica cultural do pais precisa mudar e muito. É
muito despreparo.
O curta-metragem para um
profissional (seja ele da atuação, direção ou produção) é o
grande campo de liberdade para experimentação?
Acredito
que sim, para erros e acertos, e se criar uma identidade artística do diretor ,enfim
de todos ali envolvidos.
O curta-metragem é um trampolim
para fazer um longa?
Não sei
exatamente se um trampolim, acredito que um cineasta pode ficar anos fazer ótimos
curtas sem ter vontade de fazer um longa, e se tornar um grande diretor de
curtas. Na Europa existem vários diretos apenas de curtas-metragens, não acho
de maneira nenhuma uma demérito, apenas uma qualidade do cara.
Qual é a receita para vencer no
audiovisual brasileiro?
Na minha área
que é atuação, não sou melhor pessoa pra responder esta pergunta. Mas acho que
enquanto continuarmos com estas comedias bobas consideradas super produções, e
estes diretores considerados grandes artísticas apenas pelos milhões de
espectadores que levam as salas, o nosso cinema e nosso país estará sempre
dando passos falsos, e para trás. Mas
acho que quem tem estudo e acredita realmente na arte como educação, não deve
nunca desistir de suas ideias. É um trabalho de formiguinha, mas quem sabe a
formiga não vence o elefante? (risos).
Pensa em filmar um curta
futuramente?
Tenho sempre ideias pra curtas,
quem sabe um dia não me aventuro, com uma equipe de sonhadores como eu.