Cineasta. É dele a animação em 2D “{Demo Reel}”.
O
que te faz aceitar participar de produções em curta-metragem?
Experiência, projetos interessantes e
contatos no meio audiovisual.
Conte
sobre a sua experiência em trabalhar em produções em curta-metragem.
Todos
os curtas que fiz parte eram produções de estudantes. A grande parte delas não
possuía o dinheiro necessário para atingir o ideal técnico pretendido, então
saber improvisar e lidar com condições adversas era fundamental. Uma boa
pré-produção também era essencial, pois se algo poderia dar errado obviamente
dava errado.
Por
que os curtas não têm espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em
geral?
Temo
que o principal motivo é a inexpressividade comercial do curta-metragem.
Na
sua opinião, como deveria ser a exibição dos curtas para atingir mais público?
Na
minha opinião o ideal para atingir mais público seriam sessões de curtas nos
cinemas, na programação normal das salas. Dessa maneira o curta-metragem, além
de chegar a um público diferente dos frequentadores de festivais, estaria no
ambiente para o qual foi planejado. Mas encarando de uma maneira mais realista
a internet seria a melhor maneira de atingir mais público e “canais” como o
netflix poderiam ter um espaço destinado para curtas.
O
curta-metragem para um profissional (seja ele da atuação, direção ou
produção) é o grande campo de liberdade para experimentação?
Sim,
eu diria que o curta, por não ter o objetivo de passar em salas de cinema
convencionais, e não ter que fazer bilheteria, tem sim a liberdade de
experimentar muito mais do que os outros formatos.
O
curta-metragem é um trampolim para fazer um longa?
Não
necessariamente, creio que na maioria dos casos esse “trampolim” acontece
porque alguém ou alguma produtora viu potencial no curta e decidiu dar uma
chance para realizar um longa. Mas acredito que nem sempre a meta de um
cineasta é fazer um longa. No caso da animação vemos muitos diretores que
realizam somente curtas (Michaela Pavlatova, Regina Pessoa,
Priit Parn, entre outros).
Qual
é a receita para vencer no audiovisual brasileiro?
Contatos
e mostrar bons trabalhos na área que você quer atuar. Infelizmente, o mérito
geralmente fica em segundo plano.
Pensa
em dirigir um curta futuramente?
Sim!
Uma animação 2D sobre uma lagosta gigante que tenta atacar uma cidade.